sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Vampiros de Almas (1956)


Um marco do cinema de ficção científica e que determinaria os rumos do gênero depois de seu lançamento, assim é o clássico "Vampiros de Almas" (1956).

Dirigido por Don Siegel e baseado em uma história do livro de contos de Jack Finney, adaptada para o cinema por David Mainwaring; o filme tem como seu maior trunfo um clima de medo e tensão que dura por toda a exibição.

O roteiro conta a história do Dr Miles Bennel, um médico de uma pacata cidadezinha do interior, daquelas em que todo mundo se conhece.
Quando o Dr Miles volta de uma viagem, encontra tudo repentinamente mudado, muitos pacientes marcaram consulta e ele toma contato com um sintoma que nunca havia visto em sua vida: as pessoas com que conversa narram que alguém próximo de sua convivência diária, como filhos, pais, irmãos, tios, estão agindo de forma estranha e embora permaneçam com a mesma aprência, dão a impressão de terem sido trocados.

Desconfiado, o médico decide investigar e acaba descobrindo a razão do fenômeno: uma invasão extraterrestre!

Refilmado várias vezes, a mais recente é Invasores (2007), esta versão original em preto-e-branco é de longe a que melhor desenvolve a história e a única que além dos aspectos de terror e ficção científica ainda conseguiu o feito de ser um retrato não menos assustador, do período de paranóia que seguiu o McCarthysmo.

Após o final da caça às bruxas promovida pelo senador Joseph McCarthy, a paranóia contra os comunistas continuava dominando o inconsciente coletivo americano.

O filme, parece absorver algumas destas idéias, embora os tais invasores sejam vegetais que se transformam em seres humanos, depois da transformação, não há mais sentimentos e pecado dos pecados, "todos são iguais".

Mas com viés político ou sem, "Vampiros de Almas" continua sendo um clássico absoluto, e um dos melhores filmes que Hollywood já fez.

Posts Relacionados por Marcador



Um comentário:

  1. Pelo seu belo texto, deu vontade de ver!
    Abraços e ótimo final de semana! :-)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!