quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Filmes Espirituais (capítulo III) - Saídas do Corpo

Um tema recorrente em alguns filmes ultimamente é a saída do corpo. Também conhecida como viagem astral ela acontece quando o cérebro entra em um estado alterado de consciência, que pode ser durante o sono ou meditação, ou ainda ser provocado pelo uso de drogas como uma anestesia geral, por exemplo.
Hoje estou indicando três visões diferentes dentro deste mesmo tema, mas com detalhes bem interessantes para quem quer começar a tentar entender este tipo de fenômeno:



O Invisível (The Invisible - 2007)

Dentro da safra mais recente de filmes de temática espiritualista, este é um dos mais interessantes.
O roteiro conta a história de Nick Powell (Justin Chatwin), um rapaz que está prestes a terminar o colégio e já traçou planos para fugir da tirania de sua mãe, uma advogada bem sucedida, que já decidiu qual deve ser o futuro do filho, sem sequer consultá-lo.
Mas o destino aparece, na forma de uma colega de escola, envolvida com criminosos, que sequestra e espanca o rapaz abandonando-o morto, em uma mata próxima a sua casa.
No dia seguinte, vemos Nick chegando na escola, como se nada tivesse acontecido, mas alguma coisa mudou, já que ninguém consegue mais vê-lo ou ouví-lo.
Em um lugar que fica entre o mundo dos vivos e dos mortos, ele precisa agora investigar por que foi atacado, para conseguir resolver seu problema.
O maior trunfo deste filme é o de mostrar a realidade de pós morte de muitos espíritos que têm dificuldade de compreender sua nova situação. Continuando no mesmo ambiente físico em que frequentava, enquanto estava vivo, esse espírito tenta conversar com as pessoas que conhece e muitas vezes fica muito angustiado por não obter respostas.
Dirigido por David S. Goyer, "O Invisível" é na verdade o remake de um filme sueco de 2002.



Awake - A Vida por um Fio (Awake - 2007)

Clay Beresford (Hayden Christensen) é um jovem herdeiro, que tem tudo, menos saúde.
Com problemas cardíacos graves, ele necessita de um transplante, mas na hora da cirurgia, algo dá errado e mesmo após uma anestesia geral, está consciente de tudo o que está acontecendo ao seu redor e acaba descobrindo que precisará lutar muito para sobreviver à cirurgia.
Muito interessante por mostrar uma saída do corpo durante uma situação de estado alterado de consciência, este thriller traz em seu elenco, além de Christensen, Jessica Alba e Lena Olin.
Dirigido por Joby Harold, que também escreveu o roteiro.



Camisa de Força (The Jacket-2005)

Adrian Brody interpreta um veterano da Guerra do Golfo, que é acusado de assassinato e internado em um hospital para doentes mentais.
Neste hospital é submetido a um tratamento estranho, onde recebe drogas experimentais e é trancado dentro de uma gaveta de necrotério, imobilizado em uma camisa de força.
A tal droga, o coloca em um estado alterado de consciência e permite que ele vivencie fatos que estão em seu futuro.
Intrigante, este filme também mostra saídas do corpo induzidas por estados alterados de consciência.
Dirigido por John Maybury e tem Keira Knightley e Kris Kristofferson no elenco.

Posts Relacionados por Marcador



4 comentários:

  1. Olá Drika,
    Assisti todos esses filmes e gostei muito! Acho que o que prendeu mais minha atenção foi "Camisa de força", talvez pela interpretação espetacular do protagonista. Já "Awake" me causou medo pois se tratava de um pavor que eu sempre tive: acordar no meio de uma cirurgia e não poder dizer isso! É pavoroso! hehe
    Recomendo a todos que assistam esses filmes. Vale muito a pena.
    Beijao :-)

    ResponderExcluir
  2. Muito completo esse relatório, Drika. O The Jacket é meu preferido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. dicas muito boas de filmes. Vou tentar assistir algum e tirar minhas próprias conclusões. mas pelo que parecem devem ser boas. faça uma visita ao meu blog quando puder.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Drica! Temos uma vez ao mês um encontro com amigos onde assistimos filmes espiritulistas e discutimos logo após. Adorei encontrar vc e suas dicas!Obrigada e sucesso! Jane.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!