terça-feira, 30 de setembro de 2008

O Candidato Aloprado (DVD)



Nesta semana de eleições, nada como assistir a uma boa comédia sobre política. Não, não estou falando sobre o Horário Eleitoral Gratuito; mas de "Candidato Aloprado" (Man of the Year - 2006), uma surpreendente produção, comandada pela metralhadora giratória de Robin Williams e dirigida por Barry Levinson.

Tom Dobbs (Robin Williams) é um comediante que apresenta um talk show político e acaba convencido de que seria uma ótima piada concorrer à Presidencia dos EUA, nas próximas eleições.

Como inicialmente, ninguém ri e surgem apoios de todos os lados à sua candidatura, Dobbs resolve começar a levá-la a sério e de uma forma completamente independente, auxiliado apenas por sua equipe de produção, cai na estrada em busca de votos.

Ao mesmo tempo, a eleição passa a ser feita através de um novo sistema eletrônico de votos, que se mostra pouco confiável. A falha é percebida por uma analista de sistemas, Eleanor Green (Laura Linney), que avisa aos seus chefes, que por interesses corporativos preferem manter o problema em segredo.

Mas chegam as eleições e Dobbs acaba eleito, cabe agora a Eleanor escolher se deve revelar a farsa eleitoral, ou deixá-lo aproveitar a chance de mudar a política americana para sempre.

Muito mais do que rir da fonte sem fim de piadas que parece habitar dentro de Robin Williams, o filme é uma ótima oportunidade para uma reflexão sobre o atual estado de coisas dentro da Democracia Capitalista Selvagem americana.

Por sinal, a mesma que, em troca de votos em Novembro, parece decidida a dividir com o resto do mundo os prejuízos criados por sua absoluta incompetência.

Posts Relacionados por Marcador



2 comentários:

  1. Nada mais apropriado! Bela dica.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Bela dica de filme. Além de mostrar um pouco de politica para todos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!