Nesta semana de eleições, nada como assistir a uma boa comédia sobre política. Não, não estou falando sobre o Horário Eleitoral Gratuito; mas de "Candidato Aloprado" (Man of the Year - 2006), uma surpreendente produção, comandada pela metralhadora giratória de Robin Williams e dirigida por Barry Levinson.
Tom Dobbs (Robin Williams) é um comediante que apresenta um talk show político e acaba convencido de que seria uma ótima piada concorrer à Presidencia dos EUA, nas próximas eleições.
Como inicialmente, ninguém ri e surgem apoios de todos os lados à sua candidatura, Dobbs resolve começar a levá-la a sério e de uma forma completamente independente, auxiliado apenas por sua equipe de produção, cai na estrada em busca de votos.
Ao mesmo tempo, a eleição passa a ser feita através de um novo sistema eletrônico de votos, que se mostra pouco confiável. A falha é percebida por uma analista de sistemas, Eleanor Green (Laura Linney), que avisa aos seus chefes, que por interesses corporativos preferem manter o problema em segredo.
Mas chegam as eleições e Dobbs acaba eleito, cabe agora a Eleanor escolher se deve revelar a farsa eleitoral, ou deixá-lo aproveitar a chance de mudar a política americana para sempre.
Muito mais do que rir da fonte sem fim de piadas que parece habitar dentro de Robin Williams, o filme é uma ótima oportunidade para uma reflexão sobre o atual estado de coisas dentro da Democracia Capitalista Selvagem americana.
Por sinal, a mesma que, em troca de votos em Novembro, parece decidida a dividir com o resto do mundo os prejuízos criados por sua absoluta incompetência.
Nada mais apropriado! Bela dica.
ResponderExcluirBeijo
Bela dica de filme. Além de mostrar um pouco de politica para todos.
ResponderExcluir