terça-feira, 9 de setembro de 2008

Detalhes do sexto Harry Potter caem na rede



No último final de semana aconteceu em Chicago, no mais absoluto sigilo, a primeira exibição teste do filme “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”.

Para quem desconhece o termo, trata-se de uma sessão especial, com platéia convocada pelo estúdio, para fazer uma pesquisa que posteriormente posicionará todo o material promocional, definirá as estratégias de marketing e muitas vezes, o próprio filme.
Podemos usar como exemplo disso o filme “Ensaio sobre a Cegueira” que passou por um processo de remontagem após ter obtido reações negativas em suas primeiras exibições teste.
O que muita gente não sabe é que, muitas vezes, o filme é exibido sem estar completo, em algumas cenas falta a música ou até mesmo alguns efeitos especiais.

Fiz uma busca pela rede e colhi descrições do filme escritas por algumas das 300 pessoas presentes na exibição, que resumo neste relatório a seguir.

Claro que contém muitos, inúmeros dos chamados SPOILERS, por isso já aviso por aqui: ATENÇÃO se você ainda não leu o livro e está esperando ansiosamente pela estréia do filme (adiada para julho/09) para saber o que acontece, pare de ler este texto agora.

Mas se você é como eu, já leu o livro e depois de “Harry Potter e a Ordem da Fênix” não aguenta mais esperar para saber se alguma cena do livro vai entrar no filme, siga em frente e divirta-se; mas saiba de antemão que aquela sensação de que o tempo está passando devagar demais e que falta uma eternidade até julho de 2009 vai aumentar!
.
.
.
.
.
.
.
.
.


Pelo que entendi, a primeira cena é a que mostra uma ponte caindo, quem leu o livro se lembra que o desastre é provocado pelos comensais da morte. O interessante, segundo um dos relatos é que conseguem mostrar a cena sob a perspectiva do mundo bruxo e do mundo trouxa.

A cena do encontro entre o primeiro ministro dos trouxas e o Ministro da Magia, no entanto, ficou de fora... (uma pena, é uma das que eu achei mais divertidas no livro!)

O filme continua e os Dursleys não aparecem, o que se vê é somente Harry esperando por Dumbledore, que o leva aparatando “de carona” até a casa do professor Horácio Slughorn.

Aqui, o filme é bem fiel ao livro, mostrando a casa do professor revirada e o professor disfarçado de poltrona.

A seguir, Harry vai até a "Toca" e lá vê Gina pela janela, lendo um livro, pára por alguns momentos encantado... é a primeira cena que sugere o romance que vai se desenvolver ao longo do filme.

Também no início aparece a cena em que Snape faz um juramento inquebrável junto a Narcisa Malfoy e Belatriz Lestrange.

Tudo está tranquilo na Toca, quando de repente, Belatriz surge por lá e cerca a casa com um anel de fogo.

Este ataque interrompe o que poderia ser o primeiro beijo entre Gina e Harry. Na confusão Gina aparece correndo para o mato e lá é cercada por Grayback.
Harry a salva e os dois estão escondidos no meio de um milharal, quando Tonks e Lupin aparecem para acabar com o ataque. O ataque à Toca foi descrito como uma das cenas mais eletrizantes do filme.

Outro destaque dos relatos parece ser a cena em que aparece a loja dos gêmeos Weasley. O empreendimento aparece no filme em contraste com a decadência das outras lojas do Beco Diagonal (está aí uma cena que eu estou doida para ver, adoraria poder comprar aquelas coisas malucas que aparecem no livro)

Segundo um dos relatos, o filme consegue contrabalançar muito bem os momentos de humor, como o romance de Ron com Lavender Brown, com as coisas mais pesadas, como a cena do colar de Katie Bell que é descrita como aterradora.

O quadribol também reaparece, mas em apenas uma cena, a que mostra o Ron jogando bem, porque acha que tomou a poção Felix Félicis do Harry. Infelizmente não fizeram a narração da Luna, mas pelo menos ela aparece com o famoso chapéu de leão.

Draco Malfoy ganha um destaque maior neste filme, pelo que li ele aparece batendo no Harry, dentro do trem, na cena do duelo no banheiro, em que Harry usa o Sectumsempra, na que ele invade a festa de Natal do Professor Slughorn e claro, na dramática sequência final. Também aparecem suas atividades suspeitas, aqui e ali, mas infelizmente, Crabbe e Goyle não serão vistos "disfarçados" de mulher.

Das cenas em que Harry acompanha Dumbledore visitando o passado do Tom Riddle, na penseira, apenas duas viagens foram aproveitadas, aquela em que Dumbledore vai até o orfanato conhecê-lo, ainda garoto, e aquela em que ele conversa com Slughorn sobre Horcruxes.

Muitas subtramas foram cortadas, como detalhes sobre Harry ter herdado a casa dos Black, todas as cenas que envolvem os elfos domésticos, o romance entre Tonks e Lupin, o namoro de Bill e Fleur, as cenas da Professora Trelawney (pena, acho a cena da Carta da Torre uma das mais interessantes do livro) e as cenas do funeral de Dumbledore, mas no geral, os relatos consideraram este filme mais fiel ao livro do que “A Ordem da Fênix”.

Ah! E as cenas do Harry com Dumbledore na caverna e depois, o enfrentamento entre Harry e Snape no final, foram classificadas por todos os relatos como terríveis.

Não sei quanto a vocês, mas quanto mais eu leio sobre este filme, mais vontade eu tenho de que Julho chegue voando... alguém por aí tem um "vira-tempo" para emprestar?

Posts Relacionados por Marcador



2 comentários:

  1. Aiii.. vc avisou mas eu não ressti! li até o final.. fiquei morrendo de vontade de ver logo o filme! droga! rsrsrs
    Ah, e obrigado pela participação na pesquisa do e-promoter!
    Beijos e boa semana pra você, Drika!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu resumo.
    Vim retribuir sua visita e agradecer seu comentário.
    Desejo que tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!