quinta-feira, 17 de julho de 2008

Filmes Espiritualistas (capítulo II - Os Budistas)



Retomando meu post de maio, continuo listando os filmes de conteúdo espiritualista.
Neste capítulo específico, falo de três filmes com temática budista


O Pequeno Buda - (1993)
Um casal americano interpretado pelo cantor Chris Isaak e por Bridget Fonda recebe a visita de dois lamas budistas que chegam com a informação de que o filho deles é a reencarnação de um dos líderes de um monastério no Butão.
Dirigido por Bernardo Bertolucci, o filme alterna o cotidiano da família americana, com cenas belíssimas que recontam a história de Sidartha Gautama e de sua trajetória de príncipe herdeiro de um reino à Iluminação. Inspirador em todos os sentidos, este filme é uma pequena jóia.

Sete Anos no Tibet - (1997)
Ainda na temática budista, Sete Anos no Tibet conta a história real de um famoso alpinista austríaco Heinrich Harrer (Brad Pitt), que durante a 2ª Guerra Mundial é capturado pelos ingleses, mas foge indo para o Himalaia, onde conhece o Dalai Lama, ainda garoto e se torna seu tutor.
Dirigido por Jean Jacques Annaud, o filme, além de ter paisagens deslumbrantes mostra a transformação de um homem egoísta e orgulhoso em alguém muito melhor.

Kundun - (1997)
E para fechar este post, mais um filme budista; Kundun conta a história do atual Dalai Lama. Da infância pobre em uma aldeia no Tibet, próxima a fronteira chinesa ao exílio na Índia provocado pela invasão chinesa do Tibet.
O filme é dirigido por Martin Scorsese e recebeu quatro indicações ao Oscar. Uma outra boa forma de conhecer o budismo, assistindo a trajetória de sua maior figura da atualidade.

Continua

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!