sábado, 21 de março de 2009

Trama Internacional (The International - 2009)




O título em português evoca uma boa lembrança, o fantástico "Intriga Internacional" (59), uma obra prima do mestre Alfred Hitchcock, contribui muito pouco com este "Trama Internacional", além de emprestar a ideia de que os piores "bandidos" são aqueles que sempre estão nas posições mais privilegiadas.

Neste novo thriller de Tom Tykwer o "bandido" é uma intituição financeira, um banco "do mal" que faz lavagem de dinheiro para o crime organizado, financia ditadores, comercializa armas e parece estar blindado contra investigações mais sérias por sua alta posição dentro do sistema financeiro.

E este é o maior problema que o agente da interpol Louis Sallinger (Clive Owen) tem para encerrar de vez a investigação da morte de seu ex-parceiro, que culminou em um julgamento onde os culpados foram inocentados e o policial acabou expulso da Scotland Yard.

Sallinger divide sua obsessão por desmascarar o banco com seu parceiro na Interpol, Thomas Schumer (Ian Burfield) e com uma promotora de Nova York, Eleanor Whitman (Naomi Watts). Quando a pequena equipe consegue um encontro com o Vice Presidente do banco André Clement (Georges Bigot); os três ficam eufóricos, mas a alegria dura muito pouco. Schumer é assassinado minutos após o encontro, assim como Clemént e a polícia local não parece dar a mínima para as duas mortes suspeitas.

Diferente da maioria das produções realizadas nos últimos tempos, o ritmo da ação de Trama Internacional é um pouco mais lento, talvez mostrando para as novas gerações que não há nada errado em poder apreciar uma cena, sem as bobagens do "tempo de bala" e outros recursos super batidos no cinema de ação que tem sido feito ultimamente.

Rodado em diversas locações pelo mundo afora, o filme convida a uma reflexão sobre o poder de algumas instituições que estão por trás do dinheiro que move o mundo; afinal elas são as principais vilãs aqui também, na vida real, da famigerada crise econômica mundial.

Trama Internacional estreia nos cinemas brasileiros em 17/04.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!