sexta-feira, 17 de outubro de 2008

PI (DVD)



O diretor do enigmático "Fonte da Vida" (2006) é o roteirista e diretor desta obra, com cara de alternativa, mas com questionamentos bem interessantes: existe alguma fórmula matemática que possa explicar tudo o que ocorre no Universo?

O matemático Maximillian Cohen (Sean Gullette) não só acha que existe esta fórmula, como tem certeza que está a poucos passos de descobrí-la, um homem bem estranho, ele se isola do mundo, enquanto tenta obssessivamente, explicá-lo.

Sua crença se baseia em 3 afirmações: 1.A matemática é a linguagem do Universo, 2.A Natureza pode ser expressa em números e 3.Em toda a Natureza existem padrões, quem puder encontrar estes padrões, também achará uma forma de prevê-los e controlá-los.

Como objeto de pesquisa, Max resolve testar suas teorias no caótico universo da Bolsa de Valores; o que chama atenção de uma empresa de consultoria de Wall Street, que com métodos nada ortodoxos, tenta incluir o matemático em seu time.

Por outro lado, Sol (Mark Margolis), mestre e amigo de Max, que está inválido por causa de um derrame, enquanto buscava pela mesma fórmula, o adverte para tentar deixar de lado essa obssessão, porque todas as pesquisas acabavam resultando em um bug de computador que gerava sempre o mesmo conjunto de 216 dígitos.

Ao mesmo tempo, Max tem uma doença misteriosa, com dores de cabeça terríveis, sangramento no nariz e principalmente alucinações estranhas que ajudam a aumentar sua paranóia, e sua resistência em aproximar-se de outras pessoas.

Em um café, Max encontra-se casualmente com Lenny Meyer (Ben Shenkman), um judeu hassídico, que vê nas pesquisas de Max uma chance de descobrir as 216 letras que formam o nome de Deus.

Essa mistura de matemática, religião e a eterna obssessão humana de descobrir de uma vez por todas como o Universo funciona, tornam esta estréia de Aronofsky no cinema um filme imperdível.

Filmado em preto e branco, com alto contraste, "Pi" ainda tem uma excelente trilha sonora de boa música eletrônica para justificar a ida até uma boa locadora.

Clique aqui para conferir o trailer de "Pi"

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!