sábado, 18 de outubro de 2008

Contato (DVD)



Nesta época em que as pessoas têm cada vez menos interesse e memória, talvez seja necessário, antes de começar a falar neste filme de Robert Zemeckis, falar sobre o autor do livro em que ele se baseia: Carl Sagan era um brilhante astrônomo que tomou para si mesmo a importantíssima função de popularizar o mundo da ciência.

Com uma vasta obra escrita e especialmente através da série de documentários chamada Cosmos, o cientista foi um pioneiro em levar aos olhos do público conceitos que só costumavam ser explicados nos bancos das Universidades.

Mas o livro que nos interessa aqui é Contato (85), um romance de ficção científica, que dentro do mesmo espírito de toda a obra, traz inúmeros conceitos da ciência para os olhos do público, mas ao ser adaptado para as telas, em 97, deixou muitos deles de lado em troca da necessária agilidade na trama, mas conseguiu levar ao filme o seu principal questionamento: a eterna guerra entre ciência e religião.

Com Sagan, como consultor, já doente e fragilizado, o filme adaptou brilhantemente a história de Eleanor Arroway (Jodie Foster), uma garota órfã que se agarra à ciência, mais especificamente a Astronomia, quando percebe que está sozinha no mundo. Assim, para ela, só existe o que pode ser provado através de métodos científicos.

Mas Eleanor tem uma obssessão, a busca por um contato com alienígenas, a fizeram desistir de ensinar em Harvard para dedicar-se exclusivamente a SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence) e desta forma a isolam dentro da própria comunidade científica que tem grande dificuldade em aceitar esse tipo de pesquisa.

Em sua busca por vida alienígena, Eleanor negligencia sua própria vida amorosa, quando encontra por acaso pela primeira vez Palmer Joss (Matthew McCounaghey), um brilhante, e atraente, teólogo, que se torna um interesse romântico da cientista, não encontra espaço para ele em sua vida e o dispensa rapidamente.

Dispendioso e sem qualquer retorno prático garantido, não demora muito e os responsáveis pelo uso do Observatório de Arecibo, onde Arroway realiza sua pesquisa, encontrem desculpas para cancelar o projeto da cientista que encontra uma nova chance para continuar seu trabalho, no financiamento do empresário excêntrico S R Hadden (John Hurt).

Reinstalada no Novo México, mais especificamente em um observatório chamado Very Large Array, Eleanor passaria os próximos 3 anos de sua vida ainda atrás de um sinal de vida extra-terrestre e mais uma vez, seu trabalho é ameaçado pelo mesmo David Drumlin (Tom Skerrit), que já havia cancelado seu trabalho anteriormente.
Às vésperas de ser novamente expulsa, o contato finalmente acontece.

A partir daí o filme assume um ritmo frenético, com apresentadores de telejornais e de programas da TV e até uma pontinha do Presidente Bill Clinton, emprestam uma impressão de realidade a história, que vai assumindo ares cada vez mais dramáticos.

O fato da ciência naquele momento provar ao mundo a existência de uma inteligência de origem extraterrestre provoca a ira de grupos religiosos radicais, que se recusam aceitar que a realidade bate de frente com os conceitos mitológicos que seguem.

Para ver e rever, Contato é um filme surpreendente; com uma fotografia belíssima e questionamentos importantes; tem como seu maior trunfo o fato de dar voz aos cientistas, que muito raramente são ouvidos de verdade, nesse mundo em que já se fez muito estrago em nome das paixões religiosas.

Clique aqui para ver o trailer de Contato

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!