sábado, 24 de janeiro de 2009

Os Candidatos ao Oscar: Quem quer ser um milionário? (Slumdog Millionaire - 2008)



Por que e como um garoto de 18 anos, com quase nenhuma instrução, não só consegue concorrer em um show de perguntas, no formato do nosso conhecido "Show do Milhão", como nele consegue o feito de chegar à última pergunta, que o transformará em um milionário.

É a desconfiança de que Jamal Malik (Dev Patel), proveniente da maior favela de Mumbai, esteja enganando todo o mundo, que leva os organizadores do programa de TV a pedirem sua prisão e investigação.

Mas, todas as respostas estão em sua trajetória eletrizante, no meio do submundo da grande cidade, tentando sobreviver ao lado do irmão Salim (Madhur Mittal) e da amiga Latika (Freida Pinto). Três órfãos que escapam de ataques de muçulmanos, exploradores de crianças e desde muito pequenos demonstram sua personalidade ao lidar com cada situação que se apresenta.

A direção de Danny Boyle imprime um ritmo muito veloz à saga de Jamal pelo submundo e é quase impossível não lembrar de "Cidade de Deus" em alguns momentos, como na cena em que policiais do aeroporto perseguem os garotos pelos corredores estreitos da favela.

A influência do filme de Fernando Meirelles também pode ser sentida na trajetória de Salim, das pequenas maldades de sua infância até tornar-se o braço direito de um grande chefão do crime.

A grande vantagem de "Quem quer ser um Milionário?" é um certo frescor que ele empresta diretamente das produções de Bollywood, mas desta vez mostrando não os novos ricos de uma economia em ascenção, mas os pobres de sempre, que ainda estão por lá, sofrendo, enquanto tentam extrair daquela situação social absurdamente injusta a própria sobrevivência.

"Quem quer ser um Milionário?" levou 4 Globos de Ouro (trilha sonora, roteiro, filme e diretor) e concorre a 10 Oscars: som, edição de som, fotografia, montagem, trilha sonora original, canção (com 2 músicas "Jai Ho" e "O Saya"), direção e filme.

A estréia de "Quem quer ser um Milionário?" no Brasil está prevista para o dia 06/03.

Posts Relacionados por Marcador



4 comentários:

  1. Parece ser um filme interessante. Despancou o "Curioso Caso de Benjamin Button" no Globo de Ouro e pode levar Osacr. Quando chegar aqui no Brasil vou vê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Estou aguardando muito este filme. vi Trainspotting filme britânico de 1996, dirigido por Danny Boyle e com roteiro baseado em livro homônimo de Irvine Welshe, amei. assim como "Cova Rasa" dele também.
    amanha a tarde deve entrar no meu blog meu post sobre ele com outro trailer que alias achei mais bacana..abraços
    meus blogs:
    http://davintedigital.blogspot.com/

    http://blogs.abril.com.br/davintedigital

    ResponderExcluir
  3. Removi os últimos comentários porque se tratavam de spams.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!