quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os candidatos ao Oscar 2009: "Frost/Nixon"




Em um ano em que a academia decidiu indicar diversos dramas da vida real para alguns de seus principais prêmios, "Frost/Nixon" revive um momento chave dentro da história política dos EUA: as entrevistas realizadas em 1977 pelo apresentador britânico David Frost com Richard Nixon.

Um inacreditável furo de reportagem, já que Nixon, o único presidente da história dos EUA a renunciar ao cargo, já tinha conseguido a anistia para todos os crimes cometidos no fartamente documentado "Caso Watergate" e tinha planos de afastar-se discretamente por um tempo e mais tarde retornar ao cenário político, assim que a poeira baixasse.

Um apresentador de TV britânico, David Frost, sem grandes pretensões jornalísticas, enxergou em Nixon uma oportunidade imediata de conseguir uma grande audiência. E é este "jogo de xadrez" entre a velha raposa política e o ingênuo aspirante a celebridade que o público é convidado a presenciar.

O roteiro foi adaptado a partir da peça de teatro de mesmo nome, escrita pelo ótimo Peter Morgan, que por sinal, vem se especializando em trazer para as telas situações da vida real que já seriam surpreendentes se imaginadas pela ficção, os excelentes "A Rainha" (2006) e "A Outra" (2008) são exemplos de um bom trabalho baseado em referências históricas e jornalísticas acima de tudo.

E diretamente da montagem da peça de Morgan, os dois atores Frank Langella (Nixon) e Michael Sheen (Frost) reprisam nas telas grandes as performances dos palcos com uma eficiência impressionante.

O diretor Ron Howard consegue extrair o melhor dos dois e do roteiro, que sim, trata da história política, um assunto chato e cansativo para as grandes multidões, mas que se torna fascinante quando retratado desta forma.

O filme teve 5 indicações ao Oscar: melhor filme, direção, ator (Frank Langella), roteiro adaptado e edição.

É uma pena que a preciosa performance de Frank Langella esteja concorrendo em uma edição do prêmio onde a categoria de melhor ator esteja com uma competição tão acirrada, com Mickey Rourke e Sean Penn apresentando trabalhos excepcionais. Se dependesse de mim, os três empatavam!
"Frost/Nixon" chega aos cinemas brasileiros no dia 20 de fevereiro.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!