domingo, 4 de janeiro de 2009

Crepúsculo (2008)



Embora tenha ficado sabendo sobre o sucesso da série de livros de Stephanie Mayer, nenhum de seus exemplares ainda me caiu nas mãos, então fui ao cinema sabendo apenas o que diziam as sinopses.

O assunto vampiros sempre me atraiu bastante, devorei uma boa parte das chamadas "Crônicas Vampirescas" de Annie Rice e ainda espero, depois do apenas razoável "Entrevista Com o Vampiro" (94), que recebam um tratamento cinematográfico que lhes faça justiça.

Com pouco conhecimento sobre o livro e a imagem que Rice criou sobre os vampiros firme na cabeça, resolvi conferir este "Crepúsculo" e percebi que se continuasse me baseando em Rice acabaria decepcionada, já que os vampiros de Mayer se posicionam mais como vítimas do que predadores.

Então resolvi deixar de lado meus conceitos anteriores e segui a história que estava sendo apresentada, da adolescente Bella Swan (Kristen Stewart), que decide ir morar por uns tempos com o pai, por sentir-se deslocada ao lado da mãe, recém-casada.

A garota então troca a ensolarada Phoenix pela taciturna e constantemente chuvosa Forks, no estado de Washington. Cidade nova, escola nova, Bella não quer, mas acaba causando furor entre os novos colegas que a recebem muito bem.
Quase todos, o estranho e calado Edward Cullen (Robert Pattison) é o garoto mais bonito da escola, se move envolto em uma aura de mistério e parece querer evitar Bella a todo custo.

Mas a impressão é errada, Cullen sente-se atraído por Bella e aos poucos deixa que a garota conheça sua verdadeira natureza e um romance se estabelece. Um tanto insípido, mas ainda com um certo charme baseado no constante risco do envolvimento entre presa e predador em potencial.

Mas a mensagem final coloca tudo a perder, a hipervalorização do auto controle e um bom mocismo que trariam gargalhadas até ao chato Louis du Pointe du Lac durante uma de suas piores crises de culpa, tiram muito da graça do embate entre presa e predador.

Mesmo assim, a adaptação cinematográfica dirigida por Catherine Hardwicke foi muito bem recebida pelo público, com um custo de apenas 37 milhões de dólares, o filme já rendeu 237 milhões desde sua estreia, assim confirmando seu sucesso junto às novas gerações.

Afinal, os adolescentes de hoje valorizam muito coisas como High School Musical e devem fornecer um prestígio extra nova franquia baseada nos romances de Mayer e seus vampiros bom moços e sem presas; em que a obrigatória atmosfera sombria se limita aos tons frios da fotografia.

Posts Relacionados por Marcador



3 comentários:

  1. Gostei o filme! Então decidir ler a série.
    Eu recomendo é 100% melhor.
    abs
    Lisa

    ResponderExcluir
  2. eu ñ era de ler livros, mas depois q eu comecei a ler o primeiro livro da série, ñ quis parar mais.é muito bom msm.e depois chegou o filme aí q tudo ficou MARAAAAA de verdade ahusahuashua.
    o livro e o filme é muitoo maravilhoso, assitam e tbm leiam.bj0zzz

    ResponderExcluir
  3. em breve virá a continuação e parece que teremos lobos na area...vai ser muito bom tenho certeza...fuiiiiiiiii

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!