domingo, 9 de janeiro de 2011

Os filmes de 2011: Um Lugar Qualquer (Somewhere)



O novo filme de Sofia Coppola me faz lembrar de uma frase que ouvi algum dia: mesmo quando feita de grades de ouro, uma gaiola ainda te prenderá.

Super astro de Hollywood, o ator Johnny Marco (Stephen Dorff) parece mais um "zumbi", seja correndo pelo deserto em sua ferrari preta, ou perambulando pelo hotel onde vive, entre festas, entrevistas coletivas e compromissos ligados a carreira, o sentimento mais perceptível em sua vida é o da solidão.

A presença repentina de sua filha Cleo (Elle Fanning), neste cenário dá a Johnny novas perspectivas e a consciência desse vazio, mas ela também tem seus compromissos e acaba não ficando por muito tempo.

O drama de Johnny ajuda a mostrar ao mundo o "circo de Hollywood" e a tolice sem fim do glamour que costuma ser associado ao cinema. Sofia, que viveu desde sempre nesse "mundinho", agora o expõe impiedosamente.

Vasculhando novamente o isolamento depois do sensacional "Encontros e Desencontros", Sofia parece mais uma vez estar tentando exorcisar velhas sensações e sentimentos aprisionados durante seu convivio por aqueles cenários.

O olhar da câmera de Sofia não busca significados naquela rotina, apenas a mostra a um público que pode reagir como bem entender; sentindo pena do "pobre homem rico" ou morrendo de tédio, pela absoluta falta de elementos extraordinários em sua vida vazia.

Embora "Em um Lugar Quaquer" tenha sua estreia no Brasil agendada para o dia 28/01, o filme estreiou em 2010 nos EUA e pode correr por fora nas nomeações nesta temporada de prêmios, já que já levou o "Leão de Ouro" no Festival de Veneza.

Posts Relacionados por Marcador



2 comentários:

  1. Oi Drika, parece bem interessante... embora, eu tenha achado o primeiro dele mediano... achei que faltou um "sal", sei lá.

    Abraços,
    Má (Verô)

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia,
    Esse não é para todo mundo, é um filme interessante, mostra o "mundinho" de Hollywood sem o verniz, por isso, muita gente pode achar entediante.
    Eu gostei! kkk
    Abs,
    Drika

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!