quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Avatar - Imagens espetaculares e boas intenções garantem a diversão



Logo após viver a consagração pelo sucesso fenomenal de Titanic (1997), James Cameron saiu um pouco de cena, para dedicar-se a um novo e misterioso projeto, que segundo palavras do próprio diretor, "mudaria a cara do Cinema para sempre".

E finalmente, depois de consumir 12 anos de sua vida e prováveis 500 milhões de dólares de orçamento; "Avatar", o resultado final do projeto mais ambicioso de Cameron, chegou aos cinemas no finalzinho de 2009 e em apenas 20 dias de exibição, já contabiliza 1,19 bilhões de dólares e ocupa a terceira posição do ranking de maiores bilheterias da história, perdendo apenas para "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" e "Titanic"; mas com potencial para ultrapassar os dois ainda nos próximos dias.

Assim como Titanic, o filme é um espetáculo grandioso possibilitado por efeitos especiais criados especialmente para ele, mas se em Titanic ainda existiu um certo espaço para o trabalho dos atores, em Avatar eles se transformam apenas na base para que o tal do CGI (Computer Generated Imagery) seja montado.

A história se passa no futuro, os terráqueos já esgotaram o próprio planeta e agora, necessitam de novos recursos encontrados em outros planetas do Universo. Um deles, chamado Pandora é habitado pelos Na'vis, um povo integrado à natureza, que se recusa a dar espaço para os humanos explorarem o precioso metal Unobtainium, existentes apenas em suas terras.

Na tentativa de resolver de uma vez por todas o problema, uma equipe militar financiada por uma poderosa empresa de mineração, chega ao planeta, entre os militares, um ex-mariner Jake Sully (Sam Worthington), um soldado paraplégico, que vai substituir seu irmão gêmeo em um experimento comandado pela cientista Dr Grace (Sigourney Weaver).
A tecnologia terráques conseguiu criar corpos de Na'vis em laboratório, que são guiados a distância por humanos e numa tentativa de ganhar a simpatia da tribo, que facilitaria muito o processo de conseguir explorar as riquezas do planeta.

Jake, ganha assim um corpo saudável, de 3 metros de altura e parte para as matas do planeta Pandora, onde é aceito pela tribo dos Omaticaya e acaba se apaixonando pela cultura local e particularmente por Neytiri (Zoe Saldana), a jovem filha do chefe da tribo que passa a ser sua professora.

Mas aos poucos, os humanos revelam suas reais intenções predatórias, enquanto Jake mostra que veio para proteger os Na'vis e evitar sua destruição.

A beleza das imagens e dos efeitos especiais 3D enchem a tela e acabam preenchendo todo o espaço deixado pela eventual fraqueza do roteiro, que não traz nada de novo e naquilo que tem se transformado em mais um clichê do cinema desde Star Wars, leva para o espaço as batalhas mais do que humanas entre poderosos exploradores com sua eterna sede por riquezas e as vítimas de seus planos de "predação" espalhadas pelo mundo, vivam elas no Oriente Médio, na África ou na Amazônia.

Não acho que Avatar tenha poder suficiente para mudar a cara do Cinema, como pretendia James Cameron, mas a exemplo de Titanic, será mais um filme que já está sendo visto pelo mundo inteiro, usando como atrativo maior um visual espetacular; mas não custa torcer para que suas boas intenções ecológicas ajudem no despertar da voz da consciência das sociedades baseadas no consumo desenfreado; as mesmas que justificam e apoiam as tais guerras que continuam trocando sangue humano por petróleo.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!