sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Os candidatos ao Oscar 2009: Dúvida (Doubt)



A diretora do colégio St. Nicholas, no Bronx, em 1964, a irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep); parece não ter qualquer noção do que está acontecendo no mundo que a rodeia. Ou melhor, se tem conhecimento, prefere ignorar a modernização dos costumes e de sua própria religião, que na época, passava por uma profunda reforma que levaria a uma atitude de maior aproximação com a população.

E as coisas mudaram tanto que o colégio recebe seu primeiro aluno negro, Donald Miller (Joseph Foster), um garoto que se torna coroinha da paróquia e se entusiasma tanto com o trabalho do padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) que revela o desejo de tornar-se padre quando adulto.

Mas para a madre, as facilidades permitidas pela modernidade eram um incentivo à preguiça e a aproximação, um convite aos vícios. Rígida, desconfiada e sem qualquer senso de humor, exige muita disciplina dos alunos e muita austeridade de sua equipe de professores. E a admiração do garoto por um padre tão fora de seus padrões de excelência só pode significar que a relação dos dois tem algo de condenável.

Aí começa uma busca incansável da diretora por provas que incriminem o padre e isso inclui pedir que a professora de Donald, a irmã James (Amy Adams), vigie e reporte qualquer atitude suspeita. Até mesmo a mãe do garoto sra. Miller (Viola Davis) é chamada à escola e interrogada pela irmã Beauvier.

O que merece destaque em Dúvida é o trabalho acima da média dos atores, Meryl Streep, uma veterana que já tem em seu currículo nada menos do que 15 indicações e 2 Oscars (Kramer versus Kramer e A Escolha de Sofia), está magnífica como a terrível irmã Beauvier e seus coadjuvantes também não ficam atrás. Não é a toa que além de Streep, os três coadjuvantes Philip Seymour Hoffman, Viola Davis e Amy Adams também foram indicadas ao Oscar.

O filme é baseado na premiada peça de teatro homônima premiada com um Pulitzer de John Patrick Shanley e um projeto do próprio dramaturgo que dirigiu o filme e fez a adaptação do roteiro. Indicado ao Oscar em 5 categorias: Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman), Melhor Atriz Coadjuvante (Viola Davis e Amy Adams) e Melhor Roteiro Adaptado.

Não sei se serve como indicação de um possível resultado para o Oscar, mas o prestigiado prêmio de melhor atriz da SAG (Screen Actors Guild) foi entregue a Meryl Streep.

Posts Relacionados por Marcador



2 comentários:

  1. Mais uma grande atuação de Meryl Streep, uma das grandes atrizes de todos os tempos. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um filme bastante interessante. Mais um pra lista dos que pretendo assistir.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!