quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Os filmes do Oscar 2009: O Lutador (The Wrestler -2008)




O que acontece quando Darren Aronofsky, um cineasta especialista em filmar histórias com pouco, ou quase nenhum contato com o mundo real, como "PI" (1998) e "A Fonte da Vida"(2006) se propõe a retratar o lado dramático da decadência? Um filme inesquecível!

Mesmo quem imediatamente torce o nariz quando ouve falar em luta livre, aquele esporte com fama de ser coreografado, com seus praticantes vestindo roupas estranhas e encarnando personagens bizarros, não conseguirá ficar indiferente ao drama de Randy "The Ram" Robinson (Mickey Rourke), um velho lutador, que fez muito sucesso nos anos 80, mas que agora, vive sozinho, em um trailer, sem o dinheiro e muito longe da glória do passado, quando dava seu nome a jogos de vídeogame e até bonecos eram feitos à sua semelhança.

Mas os tempos são outros e para sobreviver, Randy toma muitos comprimidos, sem qualquer critério, consome enormes quantidades de drogas, que permitem que se mantenha em forma, mas acabam causando um ataque cardíaco que quase o mata.
Sentindo o peso da morte se aproximar e impedido de lutar pelos médicos, o velho lutador decadente é aconselhado por uma striper (Marisa Tomei) a tentar refazer seus laços com a filha (Evan Rachel Wood), que o recebe como um estranho, já que passara toda a sua infância distante.

Mas o mundo real pode ser um lugar bem complicado para quem passou quase a vida inteira vivendo em um mundo de fantasia e Randy terá muita dificuldade para encará-lo, a única saída talvez seja esquecer a aposentadoria e tentar recuperar as antigas glórias em uma revanche histórica com o maior rival de sua carreira.

A atuação fantástica de Mickey Rourke já rendeu ao ator o Globo de Ouro e inúmeros elogios da crítica especializada que não cansa de traçar comparativos entre a decadência do personagem e aquela que o ator experimentou em sua própria carreira, considerada muito promissora nos anos 80, mas que teve sua "estrela" apagada por abusos variados e loucuras como retomar uma carreira no boxe entre 91 e 95, que desfiguraria seu rosto, tornando inúmeras cirurgias plásticas necessárias para tentar refazê-lo.

A tal "cara amassada" ajuda bastante a compor o personagem e empresta um brilho extra, mas não é o único detalhe que torna "O Lutador" um grande filme, Marisa Tomei também está perfeita como a striper de bom coração, em conflito entre humanidade e ética profissional e até mesmo a novata Evan Rachel Wood aparece muito bem como a filha vítima do abandono, na infância.

A câmera de Aronofsky passeia muito próxima de todos estes elementos humanos em um cenário de degradação tão real, que em certos momentos chega a passar a impressão de um documentário.

Destaque para a trilha sonora, composta de músicas que marcaram o hard rock e o heavy metal da década de 80 e a bela canção tema "The Wrestler" de Bruce Springsteen, que levou o Globo de Ouro.

"O Lutador" recebeu apenas 2 indicações ao Oscar e concorre nas categorias melhor ator (Mickey Rourke) e melhor atriz coadjuvante (Marisa Tomei).

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!