quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Os candidatos ao Oscar 2009: Milk - A Voz da Igualdade (Milk - 2008)



O ano de 2008 ficará marcado como aquele em que a realidade invadiu o cinema, dos 5 filmes que concorrem nas categorias principais do Oscar, melhor filme e diretor, pelo menos 3 retratam acontecimentos da vida real.

E "Milk - A Voz da Igualdade" é um deles, a cinebiografia do primeiro político americano abertamente gay a concorrer por um cargo importante nos EUA, durante a década de 70.

São Francisco, entre o final da década de 60 e início da década de 70, era a capital da contracultura onde conviviam hippies e ativistas de movimentos civis diversos, como aqueles que lutavam pelo fim da Guerra do Vietnã. Uma cidade em que as pessoas buscavam liberdade, passou a atrair um grande número de homossexuais, entre eles, Harvey Milk (Sean Penn) e seu namorado Scott (James Franco); que saem de Nova York em 1972 e abrem uma loja de fotos no Castro District, onde uma luta silenciosa era travada entre os moradores mais antigos do bairro, católicos irlandeses; e uma população gay que começava a crescer.

Lá, ele começa a se envolver com política e decide concorrer ao cargo de supervisor, o equivalente americano ao nosso vereador, e só consegue vencer depois de três tentativas frustradas.
No cargo, encontra em Daniel White (Josh Brolin), um ex-policial, seu maior opositor até que a luta política dos dois termina com o assassinato de Milk e do prefeito Moscone (Victor Garber), em 1978.

Considerado um mártir do movimento gay, Harvey Milk é revivido por Sean Penn com maestria, o ator está absolutamente fantástico como um líder cheio de carisma, que aos 40 anos de idade é um bancário frustrado por não ter feito ainda nada de importante na vida e que, de repente, decide lutar por um mundo melhor dentro de uma sociedade que considerava que o preconceito contra homossexuais era algo tão normal, que tinha até respaldo nas leis.

Com uma reconstituição de época impecável, Gus Van Sant apresenta a um público maior, um drama que talvez tenha ficado perdido nos porões da história, mas que precisa ser contado, já que documenta a trajetória de um corajoso defensor dos direitos humanos, que, como tantos outros, acabou morrendo por suas idéias.

Milk tem 8 indicações ao Oscar incluindo melhor filme, diretor, ator (Sean Penn), ator coadjuvante (Josh Brolin), roteiro original, figurino, montagem e trilha sonora.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!