sexta-feira, 23 de maio de 2008

Filmes Espirituais (capítulo I)



Desde sempre Hollywood traz para as telas de cinema em diferentes versões e explicações, a sua própria interpretação de vida após a morte.

Seja em filmes muito antigos como "Que Espere o Céu" (1941) ou "Topper e o Casal do Outro Mundo" (1937) aos títulos mais recentes como "O Olho do Mal"(2008); os títulos e o clima dos filmes variam, mas todos giram em torno da continuidade da vida no pós-morte.

A idéia é procurar dar uma olhada no que a indústria do cinema andou falando sobre o tema cada vez mais recorrente quer seja em comédias despretensiosas aos que aparentam ter roteiros que foram bem pesquisados em trabalhos mais sérios sobre o tema.

Para começar, três títulos populares nos meios espíritas kardecistas:

1.Amor Além da Vida (1998) - Dirigido por Vincent Ward e com Robin Williams, Cuba Gooding Jr e Annabella Sciorra no elenco, este é um clássico do gênero.

O roteiro mostra uma tragédia familiar, um casal feliz perde os filhos em um acidente e tenta retomar a vida, até que o marido, o médico pediatra Chris Nielsen (Williams) também sofre um acidente e acorda já do "outro lado da vida" preocupado com o destino de sua esposa Annie (Sciorra), que acaba se suicidando após perdê-lo.
Por ter se suicidado, o espírito de Annie vai parar em uma região obscura e perigosa, de onde Chris se dispõe a resgatá-lo.

Visualmente lindo, este filme é muito rico em detalhes que condizem com a interpretação kardecista da vida após a morte, vemos a figura do guia espiritual em dois personagens Albert (Cuba Gooding Jr) e Rastreador (Max von Sydow).

Um mundo de sombras onde ficam os espíritos mais "complicados" em contraste com um mundo de luz onde os outros, mais bem resolvidos vivem no pós-morte.

E o principal, que mais chama minha atenção, a questão da plasticidade destes dois mundos: nada tem uma forma fixa, o exterior reflete o interior dos habitantes de cada situação, cada um dentro de seu próprio "sonho" ou "pesadelo".

Muito recomendado pra quem está começando a estudar o assunto espiritualidade e/ou simplesmente gosta de filmes românticos e bonitos. Atenção para a música tema maravilhosa "Beside You", interpretada por Mick Hucknall, da banda Simply Red.

2. Manika (1989) - Dirigida por François Villiers, esta produção franco-suiça é baseada em fatos reais, que aconteceram em Delhi, no início dos anos 30, quando uma garota de 4 anos, Shanti Devi, começa a descrever em detalhes, como foi sua vida anterior como esposa de um homem rico, de uma cidade situada a apenas alguns quilometros de Delhi. Tudo constatado posteriormente e devidamente registrado no livro "I Have Lived Before", escrito pela própria Shanti Devi.

Na adaptação cinematográfica, a menina Manika (Ayesha Dharker), vive em uma vila de pescadores onde repete para quem quiser ouvir histórias sobre sua vida anterior, como esposa de um homem muito rico, em uma aldeia distante.

Para tentar descobrir se existe alguma verdade nas histórias da garota, o padre Daniel (Julian Sands), professor da garota, resolve levá-la até o local narrado em suas histórias e acaba sendo surpreendido.

3. As Duas Vidas de Audrey Rose (1977) - Dirigido por Robert Wise e baseado em livro homônimo de Frank de Felitta, tem em seu elenco Marsha Mason, Anthony Hopkins, John Beck e Susan Swift.

O filme conta a história de uma garota, Audrey Rose, que vive tranquila com seus pais até que um estranho aparece dizendo que ela seria a reencarnação de sua filha morta em um acidente de carro. Tudo acaba em uma guerra nos tribunais.

Sempre bom de rever, este clássico tem seu elenco como maior trunfo, mas gira mais em torno de um clima de terror do que de espiritualidade.

Este post continua...

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!