domingo, 14 de março de 2010

Ilha do Medo marca a volta de Scorsese a sua melhor forma



O mestre está de volta! Martin Scorsese andou sumido, seu projeto mais recente foi o ótimo documentário musical “Shine a Light”(2008), mas sua ausência vinha sendo sentida nas suas outras frentes de trabalho e o suspense sempre foi sua linguagem mais expressiva.

Baseado em um livro de Dennis Lehane, a história de "Ilha do Medo" acontece em 1954, quando Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio), um agente federal deve investigar o desaparecimento de uma paciente do hospital psiquiátrico, onde são internados os criminosos considerados insanos, em Shutter Island.

Para não correr o risco de “estragar” o filme para quem ainda não viu, só dá para dizer que nada é o que parece na tal ilha e os mistérios começam no momento em que o barco em que os dois policiais federais Teddy e Chuck (Mark Ruffalo) chega à ilha, com o capitão avisando que devem desembarcar rapidamente pois não poderia ficar atracado por muito tempo.

E em uma trama em que cada personagem tem sua dose de estranheza e razões nada óbvias brilha a câmera nervosa do diretor que já havia dado ao mundo pelo menos uma obra-prima do suspense: “Cabo do Medo”.

Nas cenas em que mostra os pesadelos de Teddy, o diretor brilha como só Kubrick havia conseguido ao mostrar as alucinações de Jack Torrance (Jack Nicholson) em “O Iluminado” e com os mesmos resultados assustadores e inquietantes.

Também merece ser citado aqui o trabalho dos atores, e aí, os melhores momentos acontecem quando Di Caprio e Ben Kingsley, como Dr. Cawley, o psiquiatra responsável pelo Hospital, estão frente à frente.

Vi em alguns sites, insinuações de que Scorsese teria deixado de estrear o filme em 2009 para evitar bater de frente com o fenômeno “Avatar”, mas esta informação parece não fazer nenhum sentido já que se tivesse concorrido ao Oscar 2010, nem Avatar, nem Guerra ao Terror teriam a menor chance.

Além disso, o filme tem se mostrado muito bem nas bilheterias, arrecadando em poucas semanas de exibição, 143 milhões de dólares pelo mundo e desta forma superando "Os Infiltrados" até então seu filme de maior sucesso financeiro, com 132 milhões desde seu lançamento em 2006.

"Ilha do Medo" é sem exagero, um dos melhores filmes de suspense dos últimos anos e olha que nem é em 3D!

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!