terça-feira, 2 de março de 2010

Filme argentino "O Segredo de seus Olhos" concorre ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro



Em ano de Copa do Mundo, nossos "hermanos" argentinos conseguiram entrar no seleto grupo de indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro "O Segredo de Seus Olhos"; enquanto nós ficamos de fora, com "Salve Geral".

Mas antes de murmurar aqueles impropérios que a nossa eterna rivalidade sugere automaticamente é necessário deixar claro que não só a indicação foi merecida, como o próprio prêmio cairia muito bem para essa produção.

Benjamin Esposito (Ricardo Darin) é um agente de justiça aposentado que resolve escrever um livro sobre um caso de estupro seguido de homicídio, que investigou na década de 70 e que nunca conseguiu esquecer.

A partir daí, começa uma longa viagem ao passado, revisitando os detalhes em sua memória, especialmente o amor que manteve em segredo por 25 anos, pela advogada Irene Menendez Hastings (Soledad Villamil).

A solução do caso e a punição do responsável passa a ser uma obsessão para Benjamin e mesmo com as outras pessoas aconselhando-o a esquecer o assunto, ele continua seu trabalho e isso quase acaba custando sua vida, durante a Ditadura.

Com cenas fortes, diálogos inteligentes, uma ambientação perfeita e pelo menos uma sequencia de tirar o fôlego, que acontece dentro de um estádio de futebol, o filme dá uma aula sobre a importância de ter em mãos um roteiro bem escrito.

Baseado no livro "La pregunta de sus ojos" (A pergunta dos seus olhos), de Eduardo Sacheri, que também adaptou o roteiro em um filme que tem tudo: suspense, reviravoltas surpreendentes, romance e até ótimas cenas de humor protagonizadas por Guillermo Francella, no papel de Pablo Sandoval, o colega alcoólatra de Benjamim, que o auxilia nas investigações.

Dirigido por Juan José Campanella e com o cinema noir como maior influência, o filme é uma lição de cinema que até mesmo Hollywood poderia aprender para melhorar suas produções tanto em conteúdo, como em forma.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!