O pensamento atual vive um paradoxo interessante; enquanto a tecnologia nos possibilita experiências completamente diferentes das que nossos antepassados tiveram em suas vidas, nosso modo de pensar, que no final das contas é o que guiará nossas atitudes, ainda segue conceitos, ideias e muitas vezes preconceitos que remontam o início da vida humana na Terra.
O documentário "Quem Somos Nós?" através de entrevistas com cientistas, estudiosos de filosofia e religião, tenta trazer para a atenção do público novas informações que possibilitem rever seus conceitos.
Mas como tudo é um pouco novo demais, necessita um certo grau de abertura mental e desapego às velhas informações para que seja plenamente compreendido, o que dirá aceito como realidade?
O que é mais interessante é que muitos dos conceitos apresentados pelos cientistas durante o filme como "novas descobertas" estão muito próximos do que algumas religiões orientais milenares, como o Hinduísmo e o Budismo sempre afirmaram.
Enquanto isso, do lado de cá do mundo, a Igreja dizia que a Terra era o centro do Universo e o mundo científico era obrigado a calar-se sob a ameaça das fogueiras da Inquisição.
Por isso, apesar de não ser "cinemão" e em alguns momentos ser até um tanto quanto constrangedor como filme, "Quem Somos Nós?" aparece como um primeiro passo rumo a um novo entendimento da própria condição humana; se a ficha cairá de agora em diante, não sei, mas bem que podia (e necessitava!)
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!