sábado, 2 de maio de 2009

Um Homem Bom (Good - 2008) DVD



Em sua temporada nas salas de cinema, "Um Homem Bom" chegou ao Brasil, em dezembro de 2008, com uma certa dose de alvoroço causada especialmente pela presença do ator Viggo Mortensen, em viagem de promoção.

Sem o mesmo glamour, o filme chega agora ao DVD, mas ainda como uma boa opção para quem procura entretenimento acima da média.

Em meados da década de 30, o professor de literatura, John Halder (Viggo Mortensen) tem muitos problemas familiares: sua mãe (Gemma Jones) tem tuberculose e alzheimer, sua esposa (Jodie Withaker) tem problemas mentais e as duas e seus dois filhos dependem completamente dele.

Para talvez tentar exorcisar suas dificuldades, John escreve um livro de ficção, onde o personagem central casado com uma mulher muito doente, prefere envenená-la a vê-la definhar dia-a-dia.

O livro vai parar nas mãos do partido nazista que o vê como uma boa defesa filosófica da eutanásia dos incapazes, uma das mais terríveis teses defendidas pelo partido.

Sem acreditar muito no nazismo e ao mesmo tempo pressionado pelo sogro que é um membro ativo do partido, John acaba arrastado pela onda crescente e acaba assumindo um cargo como oficial da SS.

Vivendo em negação, já que sua função seria a de teoricamente participar da Guerra que se anuncia apenas como um observador para garantir o tratamento humano de prisioneiros, John demora muito tempo para cair na real.

E o ponto de vista humano é a maior força neste longa do diretor brasileiro Vicente Amorim (O Caminho das Nuvens - 2003), especialmente nos diálogos travados entre John e seu amigo judeu e terapeuta Maurice (Jason Isaacs); que embora também demore perceber o crescimento de uma situação terrível, aos poucos o mostram chegando a total compreensão dos acontecimentos.

Posts Relacionados por Marcador



Um comentário:

Obrigada pela visita!