segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Queen matador em novo DVD



Uma banda no auge de sua glória. E no final de 1981 não existia nada mais glorioso do que ver o Queen no melhor de sua forma, hipnotizando platéias ao redor do mundo. A tournê passou até pela abandonada América do Sul e arrastou uma multidão nunca vista antes ao estádio do Morumbi.

Foram 130 mil pessoas, um número até então impensado dentro da tradição de shows de rock da época, muito raros e na grande maioria das vezes apenas de bandas que já estavam decadentes.

Mas não era o caso do Queen, em primeiro lugar nas paradas européias e americanas, a banda era o maior nome do rock e em Novembro de 1981 se preparava para encerrar o melhor ano de sua carreira.

O projeto era bem ambicioso, em uma época em que nem se sonhava com os modernos cinemas IMAX, um diretor de cinema chamado Saul Swimmer aproximou-se da banda e propôs a filmagem em 35mm de duas apresentações que aconteceriam em Montreal, no Canadá, para criar um espetáculo que transportaria o "clima" grandioso dos shows do Queen, em cinemas adaptados com telas gigantes e sistema de som potente.

Mas a intervenção da equipe de filmagens durante os shows irritou tanto os membros da banda, especialmente Freddie, que o Queen retirou todo e qualquer apoio posterior ao projeto e o filme terminaria engavetado, muito mal montado e com muitos problemas de som.

Depois de anos esquecido, os direitos sobre a produção foram retomados pelo Queen e aqueles dois shows em Montreal começaram a tomar uma nova forma, a película original foi restaurada, a montagem foi refeita e o som remasterizado em DTS.

E desta forma chega as lojas em DVD, dando uma chance às novas gerações de ver de perto uma das melhores bandas de rock que já existiu, no topo de sua forma e ainda, como lembram Roger Taylor e Brian May nos comentários que gravaram especialmente para o DVD, com somente os 4 componentes, fazendo "mágica" no palco.

Da iluminação inspirada no filme "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", ao funcionamento perfeito da máquina sonora bem azeitada da banda, passando pelo repertório e principalmente a performance vocal de Freddie Mercury, tudo é de encher os olhos e ouvidos.

É claro que não é um filme perfeito, alguns solos maravilhosos de guitarra de May acontecem enquanto a câmera está fechada no rosto de Mercury, ou na bateria de Roger, mas existem pequenos detalhes que fazem o filme valer a pena, como a "dancinha" de John Deacon, sempre muito sério, até tímido, o baixista aparece dançando no palco em várias tomadas impagáveis.

No repertório, grandes clássicos do Queen como "We Will Rock You", "Play the Game", "Somebody to Love", "We are the Champions", "Save Me", "Bohemian Rhapsody" e "Under Pressure", que segundo May, era executada ao vivo pela banda, pela primeira vez.

O DVD é duplo e ainda traz como extras as apresentação matadora do Queen no Live Aid (85), incluindo ainda os ensaios e uma entrevista. Não pode ficar de fora da "lista de desejos" a ser enviada ao Papai Noel, pelo menos, daqueles que ainda gostam de rock de verdade. Também disponível na versão CD.

Texto escrito originalmente para a Revista Eletricidade

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!