quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Para ouvir: Paula Toller solo



O segundo trabalho solo da cantora Paula Toller, chega após oito anos do primeiro e tem pelo menos dois diferenciais que andam meio esquecidos no mundo pop dos últimos tempos: cuidado e sofisticação.

Mas no bom sentido, o cuidado aqui tem a ver com busca por uma qualidade superior e não com medo de ousadias e a sofisticação passa bem longe daquela coisa rebuscada que costuma vir associada a esta palavra.

Na verdade, em "Só Nós" nada é over e as coisas estão meio implícitas, seja no tom da voz de Paula que continua baixinho, melodioso e pop; como sempre foi, aliás, ou nas próprias melodias que alternam violões e pianos em baladas ora pops, ora folk-rock ou acústicas cheias de detalhes interessantes e variados, mas "sequinhas" no formato, sem nenhum excesso.

Quase ao contrário do primeiro solo, que era um disco de regravações, com apenas duas inéditas, entre elas "Oito Anos", feita para o seu filho Gabriel e "atualizada", agora, em "Barcelona 16", uma baladinha pop que fala de um "segundo parto", com a partida (real) do filho para estudar fora do Brasil.

As letras também chamam atenção em "Só Nós", das eternas questões filosóficas de "O q é q eu sou?", às imagens inconfundíveis do Rio de Janeiro muito bem descritas por Fausto Fawcett em "Pane de Maravilha", passando pela belíssima "Rústica", com letra da Paula, o disco todo convida a uma audição mais atenta e está bem longe daquele padrão "produto pop", para consumo rápido, que costuma acompanhar os trabalhos do gênero.

Das 14 faixas do disco, 8 foram compostas por Paula, em parcerias com artistas diversos, como Erasmo Carlos, Jesse Harris, Rufus Wainwright, Nenung, Dado Villa-Lobos e Donovan Frankenreiter. Sendo que 4 são em inglês, "All Over", "If You Won't", "Long Way From Home" e "Glass", esta última, com um dueto para lá de interessante com Kevin Johansen.

E para quem ficou preocupado com a continuidade do Kid Abelha, pós trabalho solo, a loura já deixou avisado que a banda está de férias até o final do ano.

Texto escrito originalmente para a Revista Eletricidade

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!