segunda-feira, 18 de março de 2013

Dez anos depois, David Bowie está de volta com "The Next Day"

 

Tudo começou no dia 8 de Janeiro de 2013, na data exata em que completava 66 anos, David Bowie lançou o single "Where Are We Now?", quebrando um silêncio de uma década, que a maioria já encarava como sua aposentadoria definitiva e anunciando para o mês de março o lançamento de um novo disco, que vinha sendo produzido secretamente, nos últimos dois anos.

"The Next Day" não só traz de volta um dos grandes artistas das últimas décadas, como o traz em sua melhor forma. E tem referências tanto ao passado de Bowie, e a sua melhor fase como músico, como também se mostra moderno, atento aos próximos passos nesta década que apenas começou.

As referências ao passado começam na capa, uma folha em branco cobre a foto da capa de "Heroes" (77), onde se lê o nome do novo disco. A balada "Where Are We Now?" não só lembra este trabalho icônico, como cita Berlim, a cidade em que ele foi feito.

Mas o disco vai além e vemos o pensamento vivo do artista quando critica o culto a celebridade em "The Stars (Are Out Tonight)", a melhor e mais palatável faixa do disco se junta a canções mais introspectivas como "Love Is Lost" e a linda balada "You Feel So Lonely You Could Die".

Impossível ouvir "Heat", com seu arranjo de cordas dissonantes, sem pelo menos sentir-se um pouco desconfortável e é aí que a volta de Bowie já começa a valer a pena, nesse cenário musical estagnado dos últimos anos é um alento saber que ainda se faz isso, música para inquietar e balançar as estruturas do velho sistema.

O clima de "The Next Day" é denso, as letras falam em morte, guerra, solidão, mas para os fãs de Bowie, ele é muito mais do que uma boa novidade, ele é uma nova razão (mais uma) para amar um artista que se mostra mais vivo do que nunca e, como sempre, cheio de coisas relevantes a dizer...

Faixas de "The Next Day":

1.The Next Day
2.Dirty Boys
3.The Stars (Are Out Tonight)
4.Love Is Lost
5. Where Are We Now?
6.Valentine's Day
7.If You Can See Me
8.I'd Rather Be High
9.Boss of Me
10.Dancing Out in Space
11.How Does the Grass Grow?
12.(You Will) Set the World On Fire
13.You Feel So Lonely You Could Die
14.Heat

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!