domingo, 26 de dezembro de 2010

Amor por Contrato - O consumismo como um mal



Com a necessidade cada vez maior de vender e incentivar um consumo que dê conta da fúria por lucros das indústrias, os especialistas em propaganda partem para práticas inusitadas, mas que podem ser eficazes.

Este é o ponto de partida de "Amor por Contrato", o filme de estreia do diretor Derrick Borte, que tem uma longa carreira na publicidade, que chega aos cinemas brasileiros neste final de semana.

Demi Moore (Kate Jones) e David Duchovny (Steve Jones) mudam-se com um casal de filhos adolescentes para um subúrbio de casas de classe média alta e lá, transformam-se na razão de inveja de toda a vizinhança; sempre usando as roupas perfeitas e demonstrando os acessórios e produtos que se tornam o sonho de consumo de todos ao redor; especialmente de Larry (Gary Cole) e Summer (Glenne Headly), um casal de vizinhos muito competitivo.

Na casa da família Jones tudo parece saído de um comercial e na verdade é, já que a tal da família perfeita é apenas uma equipe de vendas, posicionada na vizinhança por uma empresa de marketing para impulsionar as vendas de produtos caros e sofisticados.

Crítica ácida ao consumismo desenfreado e irresponsável, o filme é uma obra irregular que no entanto, merece nossa atenção.

Levanta a questão dos limites éticos e daquilo que seria válido para a indústria do marketing na tentativa de nos forçar a comprar o que não necessitamos ou sequer queremos.

Só parando para analisar estes limites teremos uma chance de ver a sociedade como um todo evoluir rumo ao consumo responsável, tão necessário nos dias de hoje para um dia alcançarmos a sustentabilidade.

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