sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O Rock dos 80 parte para a carreira-solo


Poucas bandas de rock brasileiro que nasceram na explosão do gênero nos anos 80 continuam vivas até hoje e mesmo entre estas sobreviventes, quando o trabalho em grupo começa a se mostrar muito cansativo, nada melhor do que partir para longas férias.

Mas férias produtivas, pelo menos é o que está acontecendo com dois ícones da década, as cariocas Kid Abelha e Barão Vermelho pararam por um tempo, para que seus músicos pudessem fazer trabalhos individuais.

No Kid, a vocalista Paula Toller lançou o ótimo disco solo "Só Nós", segundo de sua carreira, com repertório sofisticado e introspectivo.
Da mesma banda, o saxofonista George Israel lançou seu segundo trabalho, "Distorções do Meu Jardim", tem um time de 6 produtores e aposta na diversidade musical.

O terceiro membro do Kid Abelha, o guitarrista Bruno Fortunato é o único que não manifestou, até agora, a intenção de gravar um disco sem a banda.

Já do lado do Barão Vermelho, as férias não são novidade, esta a segunda vez que o Barão pára pelas mesmas razões, na primeira em 2001, quando o vocalista/guitarrista Roberto Frejat lançou "Amor Prá Recomeçar".
E como as férias se alongaram um pouquinho mais naquela ocasião, ainda deu tempo de lançar um segundo disco "Sobre Nós Dois e o Resto do Mundo", em 2003.

O terceiro trabalho solo do músico está em fase de produção e ainda não tem uma data de lançamento definida.
Enquanto isso, Rodrigo Santos, o baixista do Barão, já está na estrada apresentando seu primeiro solo "Um Pouco Mais de Calma". Na mesma veia pop-rock que o Barão tem apresentado nos últimos anos, o álbum traz composições próprias e algumas parcerias.

Outro que já está com seu trabalho pronto é o guitarrista Fernando Magalhães, mas ainda falta decidir como e quando ele será apresentado ao público, por enquanto apenas algumas de suas faixas foram disponibilizadas na internet.
Mas quem parece ter mais projetos para o tempo longe do Barão é o baterista Guto Goffi. Além de estar fazendo seu primeiro disco solo, o músico recolhe lembranças e documentos para ao lado dos jornalistas Ezequiel Neves e Rodrigo Pinto contar a história do Barão Vermelho em livro.
A biografia ainda dará de presente para os fãs uma reedição muito especial do primeiro disco da banda, com direito a faixas bônus e uma música ainda inédita, na voz de Cazuza.

Também oficialmente de férias o Ira!, anunciou na semana passada, uma parada de um ano para possibilitar que o vocalista Nasi se dedique ao seu segundo disco solo.

Enfim, são muitas as opções para os fãs de cada uma das bandas, podem escolher o trabalho de um ou outro músico de sua preferência e vê-los fazendo algo diferente do habitual; mas acredito que em alguns momentos o que passa pela cabeça de todos é mesmo o risco das férias se tornarem permanentes e sua banda favorita ficar apenas como uma boa lembrança.

Fiz este texto em Setembro para a Revista Eletricidade e achei interessante passá-lo para o blog, já que ele não está mais disponível por lá.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!