quinta-feira, 19 de abril de 2007

Pipocadas Acústicas



A idéia inicial dos programas que compõem a série Acústico MTV era a de mostrar ao público os hits de artistas conhecidos em versões onde não haveria a participação de instrumentos elétricos.

O programa tornou-se um verdadeiro desafio para alguns artistas, especialmente as bandas de rock que pela primeira vez tinham a oportunidade de mostrar ao público um lado mais melódico, por assim dizer. A primeira banda a ganhar um acústico foi o Bon Jovi em outubro de 92.

Com o tempo e o sucesso da série, especialmente aqui no Brasil, onde a sonoridade "desplugada" caiu no gosto das massas, o disco acústico serviu como pretexto para que trabalhos de valor duvidoso inundassem o nosso já capenga mercado fonográfico de muita música ruim.

Mas, felizmente para os nossos ouvidos, alguma música boa também. E até obras-primas:
Como o imperdível "No Quarter", o disco que marca a volta triunfal de Robert Plant e Jimmy Page, dois artistas lendários que mudaram a cara do rock com seu incendiário Led Zeppelin foi sem dúvida o melhor programa da série.

Outro que também merece destaque é o do cantor Rod Stewart. Lançado em 93 o disco tem a participação especial de Ron Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de Rod na banda The Faces.

No repertório além de sucessos da carreira solo do artista como "Tonight's the night" e "Every Picture Tells a Story", versões definitivas para clássicos como "Maggie May" e "Reason to Believe".

Na lista dos acústicos que valem a pena conferir podem ser incluídos Eric Clapton, REM, Aerosmith e Pearl Jam.
Eventualmente a MTV coloca no mercado seus acústicos em formato DVD; dos programas citados apenas o da dupla Page e Plant está disponível no momento.

Posts Relacionados por Marcador



4 comentários:

  1. Eu tenho os meus prediletos...

    Em nivel de Brasil, eu cito um dos que mais me impressionaram que foi do Lulu Santos e já entre os internacionais eu gosto do acústico do Aerosmith, Rod Stwart Ricky Martin (Off Course!!!!) e do Whitesnake (mesmo não sendo uma produção da MTV). :- )

    ResponderExcluir
  2. Preferi não citar os acústicos nacionais, embora eu ache que nem todos são assim tão ruins.

    ResponderExcluir
  3. Amiga........... pois é.. o bon jovi inova em tudo hehehe
    legal vc ter linkado os nossos blogs.wow...
    n escrevi antes, pq tive um findi agitado( sim, fui ver meus amigos do tempestt no manifesto- convite vip, of course e n fui ''pêga em flagrante''- embora coisas tensas tenham acontecido)aff. piada interna.!
    estou gostando dos seus textos e da sua criatividade neste blog
    fala pra vaca da sua irmã( e minha amiguinha fofa) comentar no meu blog tb, pq eu estou com ciúmes) olha a histeria falando alto.
    no caso.. *vamos beber para esquecer os problemas. kakaka*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!