terça-feira, 8 de outubro de 2019

Bacurau é aqui...



Não é à toa que "Bacurau", o novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles tem recebido uma aprovação geral da crítica especializada em cinema e feito tanto sucesso nos festivais, como no prestigiado Festival de Cannes, onde levou o Premio do Juri.
O futuro que ele imagina, em um longínquo povoado esquecido no sertão de Pernambuco, neste momento, parece mais próximo de nós aqui no Brasil, do que nunca.
Para não estragar a experiência de ninguém, a história que o filme conta é de que, em um futuro próximo, após a morte de Carmelita (Lia de Itamaracá), a matriarca de Bacurau, uma cidade no interior de Pernambuco, o povo começa a perceber que sua cidade desapareceu do mapa.
E este é o grande problema. Como as muitas etnias indígenas, os quilombolas e os muitos miseráveis que se acumulam em favelas, na visão da extrema direita que neste momento (des) governa este país, estes seres humanos nada ou quase nada produzem de útil para ser processado e sugado pelos exploradores que pagaram as contas de sua ascensão ao poder e por isso servem de primeiras vítimas da aplicação de sua necropolítica.
Como Hitler eliminou os judeus, os ciganos, os doentes em seu projeto de poder, sua mal acabada versão tropical quer simplesmente que estas pessoas no caminho da exploração de seus chefes gringos também desapareçam do mapa, seja pela destruição de suas terras por queimadas incentivadas pelo próprio desgoverno ou por helicópteros com armamentos de guerra que sobrevoam os morros cariocas promovendo uma chuva de balas.
Voltando ao estiloso filme, no futuro imaginado por seus autores, os sertanejos seguem suas vidas com simplicidade e com alguns tabus sobre drogas, sexualidade e religiosidade definitivamente superados.
A tecnologia continua avançando, não se tem muito clara qual seria a situação nas grandes cidades. embora algumas pistas deixem adivinhar coisas sombrias como execuções em praça pública.
Como em toda obra de arte bem realizada, "Bacurau" tem a intenção de provocar o raciocínio e a inquietação. Dois objetivos plenamente alcançados quando ao olhar para a tela constatamos apavorados pelos muitos fantasmas que enfrentamos em nosso dia-a-dia: Bacurau é aqui....

Review escrito originalmente para a Fan Page Luto é Verbo

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!