sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O Solista - The Soloist (2009)



Steve Lopez (Robert Downey Jr) é um problemático colunista do jornal LA Times que por acaso encontra vivendo nas ruas Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um ex-aluno da Juilliard, a faculdade de música de maior prestígio nos EUA.

O mendigo que toca maravilhosamente um violino com apenas duas cordas, intriga Lopez e seu senso jornalístico o faz investigar o passado de Ayers e contar sua comovente história no jornal.

Logo, se estabelece na cidade um certo interesse pela figura, mas sua condição social, bem como os problemas mentais que a provocaram acabam por impedir maiores aproximações.

Considerado um gênio musical, mas com origens muito humildes, Nathaniel Ayers recebeu uma bolsa para estudar na Julliard, onde chegou até a integrar a orquestra da escola, como violoncelista, mas aos poucos, sua esquizofrenia começa a manifestar-se e ele troca a faculdade pelas ruas de Los Angeles.

A história real foi filmada por Joe Wright (Orgulho e Preconceito - 2005) em tom poético com longas tomadas, que mostram, pássaros, o céu azul, mas também o abandono e as condições cruéis da pobreza. As interpretações de Downey Jr e Foxx fazem o resto.

A beleza da música é apresentada com reverência e muitas cores em uma cena em que Ayers é convidado para assistir ao ensaio de uma orquestra no Disney Concert Hall e podemos testemunhar o efeito que ela exerce no personagem.

Como não poderia deixar de ser, a amizade do músico com o jornalista, muda também a maneira como este vê o mundo.

Uma história emocionante, bem filmada, que pode (e deve) receber uma atenção especial daqueles que decidem a lista de candidatos ao Oscar, especialmente os de melhor ator, já que a performance de Jamie Foxx como o perturbado Ayers está muito acima da média.

Posts Relacionados por Marcador



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!