sábado, 23 de junho de 2007

Shine a Light - Stones na Telona



A união entre Cinema e Rock já produziu alguns poucos, é verdade, mas inesquecíveis filmes como "The Song Remains the Same", "Gimme Shelter" e "U2-Rattle And Hum".

Esta lista está prestes a aumentar, mesmo sem saber maiores detalhes sobre o projeto, só o fato de reunir o diretor Martin Scorsese e a maior banda de rock do mundo, os Rolling Stones, já coloca uma expectativa imensa sobre "Shine a Light", ainda sem título em português.

O cineasta capturou em filme duas apresentações da banda em Nova York, no Beacon Theatre. A primeira, em 29/10/06 era comemorativa, festa de aniversário do ex-presidente dos EUA Bill Clinton e contou com a presença de vários convidados especiais enquanto a segunda aconteceu no dia 01/11/06.

A idéia de capturar ao vivo a maior banda de rock de todos os tempos foi realizada com o auxílio de um time premiado de câmeras, comandados por Robert Richardson e a edição ficou nas mãos de David Tedeschi, que por sinal, já trabalhou com Scorsese no documentário que mostra a carreira de Bob Dylan no período de 61 a 66, "No Direction Home".

Recentemente premiado pela primeira vez com o Oscar, Scorsese também dirigiu "The Last Waltz"(78), provavelmente um dos melhores filmes sobre rock já feitos, retrata o último show do grupo "The Band".

As duas menores audiências da Bigger Bang Tour puderam conferir bem de perto uma apresentação mais intimista da banda que há mais de trinta anos adotou os grandes estádios de futebol como palco para suas apresentações que já chegaram a ter mais de um milhão de pessoas na platéia, como no show realizado na Praia de Copacabana em fevereiro de 2006.

E os shows foram muito especiais, com repertórios bem diferentes dos apresentados no resto da turnê, a banda mergulhou em seu baú de clássicos e músicas como "All Down The Line", "As Tears Go By", "I'm Free", "Undercover Of The Night", "(Just My) Imagination" e "Shine A Light" levaran a platéia ao delírio e devem encher as telas dos cinemas a partir do dia 21/09/07 quando estréia nos EUA.
Set list do show dos Stones no Beacon Theater, NY (29/10/06):

1.Start Me Up
2.Shattered
3.She Was Hot
4.All Down The Line
5.Loving Cup
6.As Tears Go By
7.I'm Free
8.Undercover Of The Night
9.(Just My) Imagination
10.Shine A Light
11.Champagne & Reefer
12.Tumbling Dice
13.You Got The Silver (Keith)
14.Little T&A (Keith)
15.Sympathy For The Devil
16.Live With Me
17.Paint It Black
18.Jumping Jack Flash
19.Satisfaction (bis)


Matéria feita originalmente para a Revista Eletricidade, mas que une duas coisas que fazem parte do meu "Universo Pipocante" por assim dizer: Stones e Cinema!


quinta-feira, 14 de junho de 2007

Minhas Vidas



Já fazia algum tempo que estava atrás e finalmente consegui encontrar esta preciosidade numa videolocadora, na verdade, já tinha visto este filme na TV há muitos anos, quando foi apresentado no formato de minissérie.

Minhas Vidas é baseado no livro homônimo e autobiográfico da atriz Shirley Maclaine e narra seus primeiros contatos com o mundo espiritual.

Para mim foi bem interessante rever este filme e preciso dizer que minha primeira impressão da Shirley era de uma pessoa que estava meio perdida tentando pular no "vagão da New Age" a qualquer custo.

Agora, depois de passar por algumas experiências e estudar um pouco mais o assunto, com um tanto menos de preconceitos, várias coisas me chamaram atenção neste filme, especialmente as sincronicidades que culminariam nas suas descobertas.

Até mesmo as suas interpretações, meio erradas a meu ver, acabam ilustrando bem a dificuldade que todos nós temos na hora de chegar a conclusões muito definitivas nesta área.

E mesmo olhando para o "oba-oba" que o movimento New Age representa, com um certo grau de ceticismo, este filme, feito originalmente para TV, já vale pela maravilhosa cena de projeção astral numa piscina natural nas montanhas do Peru.

Deu trabalho para achar, mas valeu a pena.

domingo, 10 de junho de 2007

Cada um com seus problemas ou ligue o foda-se e seja feliz...


Sabe aquelas coisas que sua avó dizia? "-Respeita o espaço do outro. "Sua liberdade termina onde começa a do outro"... a impressão que eu tenho é que estas pequenas e sábias instruções ficaram esquecidas de vez.

E quem as esqueceu é exatamente essa geração do "cada um com seus problemas". Esta tradução mal feita da saudável política americana do "mind your own business", ou cuide da sua própria vida se transformou por aqui em uma espécie de culto hedonista sem qualquer preocupação com o outro, seja ele quem for.

Isso torna muito difícil a convivência em sociedade com estes seres que parecem estar completamente inconscientes da presença de outras pessoas no mesmo ambiente e, por isso, pouco se importam se estão prejudicando quem está ao redor, desde que esteja divertido para eles, está tudo certo.

Tive o desprazer de ter que aturar sua "diversão" forçada goela abaixo das outras pessoas durante o show da banda Jota Quest, no Credicard Hall neste final de semana.
O grupo nem era tão grande assim, umas 5 ou 6 pessoas que resolveram ligar o "foda-se", como eles mesmos gostam de dizer, e passaram o tempo todo incomodando o resto de nós, pobres mortais, que haviámos pago pelos nossos ingressos para ver e ouvir a banda.

E dá-lhe clarões de flashes de câmeras fotográficas e celulares, milhões de fotos, nenhuma da banda; na verdade, ali, a banda era só um detalhe ínfimo, as fotos eram dos membros daquele grupo que aos poucos, abriu um clarão na pista lotada, com todas as pessoas ao redor desistindo de vez de tentar ver o show daquele ponto.

É claro que o grupo permanecia alheio a tudo, bebendo muito, falando alto e empurrando o resto da platéia de um lado para o outro.

Enfim, um espetáculo de mau gosto e chatice a toda prova que me fez lembrar de outra frase que talvez os "alienados da câmera selvagem" nunca tenham ouvido na vida: Respeito é bom e conserva os dentes!