sábado, 26 de julho de 2014

Mick Jagger faz 71 anos hoje



Hoje é um dia a ser comemorado por todo mundo que gosta de música, mais especificamente, de rock. Mick Jagger, o melhor performer que já pisou sobre esta terra, completa hoje 71 anos.

Há 50 anos, ele já era o performer, compositor, letrista, rebelde, provocativo, revolucionário,  um agente da arte e da música, com carisma e poder suficientes para apavorar pais e autoridades com sua atitude e cabelos excessivamente longos.

E depois de um longo e turbulento caminho, chega hoje aos 71 anos em plena forma, como não é comum aos rebeldes, ainda irresistível quando sobe em um palco, como nunca tinha acontecido antes com nenhum performer e com uma obra que não só mudou os rumos de tudo, lá entre as décadas de 60 e 70, como continua muito viva e com um viço que só continua existindo em coisas que foram feitas para durar para sempre.

Seu trabalho com os Stones é do conhecimento de todos e pode ser encontrado com facilidade em todos os lugares, então optei por uma lista de coisas que o Mick Jagger fez sem os Stones, discos solo, projetos com outros artistas e participação em trilhas sonoras, que, mesmo sem ter a devida atenção do público,  não deixam de impressionar pela qualidade de gênio, que Mick colocou em todas elas.


Sweet Thing




Old Habits Die Hard



Just Another Night



Hard Woman



Visions of Paradise



Say You Will



Lucky In Love



Don't Tear Me Up



Let's Work



Dancing In the Street




domingo, 20 de julho de 2014

Próximo disco de Robert Plant marca volta às suas antigas raízes




O novo disco do cantor Robert Plant chega às lojas no dia 09 de Setembro. Mas antes disso, ele postou em sua conta no Youtube este pequeno vídeo onde fala um pouco sobre esta sua nova aventura.

Gravado próximo às fronteiras com o País de Gales, o vídeo tem como trilha sonora pequenos trechos de músicas do novo álbum, como "Rainbow", "Little Maggie" e "Turn it Up" e também traz um curto depoimento do guitarrista Justin Adams, membro da banda Sensational Space Shifters e parceiro de Plant na nova safra de canções de "Lullaby and... the Ceaseless Roar".

Segundo Plant, no novo trabalho ele volta a mergulhar em suas antigas raízes celtas, mas como com ele, nada é assim tão simples e a banda que o acompanha tem uma enorme e variadíssima bagagem musical, podemos esperar por uma inusitada mistura e, em alguns momentos, ter a impressão que estamos ouvindo a música feita em uma impossível fronteira que separa o País de Gales dos países do Norte da África.

"Lullaby and... the Ceaseless Roar" é o décimo disco da carreira solo de Robert Plant e o primeiro ao lado da Sensational Space Shifters, a banda que acompanha o cantor em seus shows ao vivo desde 2012 e é formada por Justin Adams,  Liam "Skin" Tyson, Billy Fuller,  John Baggot, Dave Smith e Juldeh Camara.
Em sua atual turnê europeia, que incluiu uma apresentação no prestigiado Festival de Glastonbury, Robert Plant e o Sensational Space Shifters tem apresentado algumas das 11 faixas do novo disco, bem como velhos clássicos do eterno vocalista do Led Zeppelin como "Going to California", "No Quarter" e "Down to the Sea". Confira a seguir a lista completa de faixas de "Lullaby and... the Ceaseless Roar": 

1.Little Maggie   
2.Rainbow
3.Pocketful of Golden
4.Embrace Another Fall
5.Turn It Up
6.A Stolen Kiss
7.Somebody There
8.Poor Howard
9.House of Love
10.Up on the Hollow Hill (Understanding Arthur)"
11.Arbaden (Maggie's Babby)

terça-feira, 1 de julho de 2014

Robert Plant em Glastonbury



Enquanto as pessoas por aí, continuam aproveitando cada oportunidade para cobrar que Robert Plant volte imediatamente ao Led Zeppelin, ele prefere seguir com sua própria vida e afastar-se cada vez mais dos velhos fantasmas do passado.

E que melhor forma de reafirmar isso, do que tocar no Festival de Glastonbury para um público de todas as idades, uma mistura colorida e alegre, que, não se importou nada com uma chuva torrencial e continuou por lá, disposto a divertir-se?

Embora Plant não queira mesmo nada com seu passado no Led Zeppelin, ele começa o show evocando esse passado... "Babe, I'm Gonna Leave You" aparece em uma versão arrepiante, com o exotismo da guitarra acústica, que empresta sua sonoridade do flamenco,  e não deixa muito espaço para sua versão folk original e um dos cavalos de batalha dos antigos shows de sua ex-banda, sombras de nuvens pesadas sobre o palco. Será que do meio delas, o velho Zepelim surgirá novamente?

Não, de jeito nenhum... e é preciso deixar claro que, no que depender dele, a velha banda não voará nunca mais e o que melhor para isso do que "Tin Pan Valley" e sua letra ácida? Lá está ele dizendo mais uma vez: "Não importa o que vocês querem, eu não tenho a intenção de viver das minhas glórias antigas, estou seguindo adiante...."

E, como disse antes de embarcar em uma versão afro, árabe, qualquer coisa, menos rock, de "Black Dog"; esta será uma jornada de misturas entre a música do ocidente e do oriente. É assim que ele quer, se a plateia se choca, ouvindo velhos clássicos pintados com outras tintas, montando  cenários irreconhecíveis, problema da plateia.

Pintar com tintas diferentes é a especialidade dessa banda que acompanha Robert Plant hoje em dia. Com músicos como multiinstrumentista Juldeh Camara, da Gambia, e o guitarrista Skin Tyson, a Sensational Space Shifters é capaz de construir qualquer clima, evocar oriente ou ocidente, folk ou África, viaja na velocidade da luz para qualquer parte do mundo.

Justin Adams, o outro guitarrista, tem anos de influências árabes em seu currículo e adiciona temperos extras a tudo, exercendo o comando da banda que traz também John Baggott, Billy Fuller e Dave Smith.
Uma banda completa, que no palco de Glastonbury se mostra tranquila, feliz e verdadeiramente talentosa, imprimindo sempre sua personalidade, longe de  qualquer preocupação com as possíveis comparações com os monstros lendários do passado, sempre a espreita, momentaneamente trazidos de volta pelos gritos de um ou outro na plateia, pedindo por alguma música.

A beleza eterna de "Going to California" parece saciar momentaneamente a fome de passado do público, mas o artista quer retomar seu caminho rumo ao futuro. Seu novo disco "Lullaby and…The Ceaseless Roar", gravado com a Sensational Space Shifters, já está pronto e  chega às lojas no dia 9 de Setembro. Saem dele duas músicas do repertório do show, "Little Maggie" e "Rainbow" que são muito bem recebidas, encaixando-se como uma luva, em um bloco de sonoridade mais folk.

A apresentação é curta, é preciso dar mais ao público que os chama de volta  depois de uma arrasadora "Whole Lotta Love"  e a banda ressurge no palco para "Rock and Roll", um daqueles hinos, que,  Robert Plant nunca conseguirá manter longe de seu repertório. O público, mais uma vez encantado, agradece.

Setlist completo de Robert Plant and the Sensational Space Shifters em Glastonbury (28/06/2014)

Babe, I'm Gonna Leave You
Tin Pan Valley
Black Dog
Rainbow
Going to California
 The Enchanter
 Little Maggie
What Is and What Should Never Be
 Fixin' to Die
Whole Lotta Love / Who Do You Love
 Bis:
 Rock and Roll