quarta-feira, 21 de julho de 2010

Encontro Explosivo - Tom Cruise, Cameron Diaz e muita correria



Ação, comédia, cenários exóticos, romance, muita adrenalina e dois grandes nomes do cinema parece a lista de ingredientes perfeita para criar um bom filme destinado a ocupar desde a estreia o primeiro lugar na lista de melhores bilheterias; mas no cinema, assim como na culinária, nem sempre a união dos ingredientes resulta em um bom prato.

Existe sempre um tempero extra que é imprevisivel e que faz toda a diferença. Esta é a maior lição que os poderosos do cinema estão aprendendo com "Encontro Explosivo" (Knight and Day -2010), uma super produção com todos os ingedientes possíveis para arrebatar as plateias, mas que no final das contas, não consegue empolgar.

O roteiro acompanha June (Cameron Diaz), uma garota que reforma carros antigos e vai até Wichita buscar peças para seu GTO clássico e no retorno para casa, no aeroporto, tentando embarcar para Boston, esbarra em Roy Miller (Tom Cruise) e passa a viver uma aventura completamente tresloucada ao lado dele, que se revela um agente secreto em uma missão solitária e desesperada para tentar evitar que uma nova fonte de energia caia em mãos erradas.

No encalço do heroi, o agente Fitzgerald (Peter Sarsgaard) deixa uma dúvida sobre suas reais intenções e está sempre a poucos passos de distância de alcançar Miller.

Tudo é muito veloz, perigoso e embora existam poucas pausas na ação em que o público possa efetivamente respirar, o filme acaba sendo muito mais uma longa e descartável sequência de cenas esteticamente bem trabalhadas e que certamente ficam bem distantes das intenções do bom diretor James Mangold.

Para salvar "Encontro Explosivo" do desastre total apenas o carisma de Cruise e Diaz e a graça de algumas situações o que considerando as expectativas e os custos da mega-produção é muito pouco. Uma pena.