quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo - O Tempo e a Rosa




Entra mais um ano e os relógios recomeçam
Quase silenciosamente marcham
Marcando segundo a segundo
O compasso do nosso caminho

Nesta vida, em que o tempo manda
E as horas nos têm aprisionados
Feliz quem esquece esta marcha
E traz dentro de si seu próprio tempo

Pára impávido e tolo olhando uma rosa
Não porque é bela, nem porque é única
Mas porque ela existe

(escrito em um caderno de anotações no dia 01/01/09)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O Guardador de Rebanhos - Cântico XXXIX

O mistério das coisas, onde está ele?
Onde está ele que não aparece
Pelo menos a mostrar-nos que é mistério?
Que sabe o rio disso e que sabe a árvore?
E eu, que não sou mais do que eles, que sei disso?
Sempre que olho para as coisas e penso no que os homens pensam delas,
Rio como um regato que soa fresco numa pedra.

Porque o único sentido oculto das coisas
É elas não terem sentido oculto nenhum,
É mais estranho do que todas as estranhezas
E do que os sonhos de todos os poetas
E os pensamentos de todos os filósofos,
Que as coisas sejam realmente o que parecem ser
E não haja nada que compreender.

Sim, eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos: —
As coisas não têm significação: têm existência.
As coisas são o único sentido oculto das coisas.

Fernando Pessoa (Alberto Caeiro)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Estou Pipocando Online... 30 Horas no ar!


A rede continua crescendo e dentro dela, as ferramentas se multiplicam.

Como a ideia por trás de todo website, blog, portal ou o que for é a de atingir o maior número possível de pessoas e com elas interagir, chega um ponto em que algumas coisas que antes não pareciam fazer o menor sentido, acabam tornando-se uma necessidade.

Por exemplo: depois de passar anos e anos resistindo, muito mais por conhecer a qualidade das traduções automáticas, passo agora a incluí-las em meus blogs, para que a língua deixe de ser uma barreira na acessibilidade.

Ainda peço desculpas pelos muitos possíveis erros e bobagens que elas criarão... Pedindo aos leitores que não julguem meu conteúdo a partir das bobagens que lerem na tradução... Juro que em português, tudo o que escrevi até agora fazia sentido...

Também estou criando uma conta no Formspring (http://www.formspring.me/drikared)para responder possíveis perguntas relacionadas aos posts do blog e que também serve como forma de contato acessível para todos.

Tem alguma coisa para perguntar? Está aí a oportunidade... E aproveita, que eu "tô fácinha"...

domingo, 6 de dezembro de 2009

Primeiro trailer de Harry Potter 7 cai na rede!



É isso aí! O primeiro trailer do último filme da série Harry Potter, encartado com exclusividade na versão blu-ray do filme "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" já está circulando na rede.

Devido às restrições para cópia, só tinha visto até agora com uma qualidade muito ruim de imagem, mas esta versão que encontrei no site Worst Previews está perfeita.

Tudo começa com uma panoramica do chalé das conchas e Harry indagando Olivanders sobre as Relíquias da Morte.

Depois, tem uma série rápida de imagens entre as quais se destacam: Snape sendo fotografado, o goblin Griphook, Hermione andando sozinha em um vilarejo que deve ser Godrics Hollow; o trio andando em Londres, Harry e Hermione no cemitério, uma cena em que Hermione levanta as mãos sujas de sangue na floresta, que provavelmente é do momento em que os três são capturados, Ron fazendo tocaia nas proximidades do Ministério da Magia e os três correndo novamente por Londres, logo após a invasão do casamento e no final os três correndo e lutando na floresta.

Como não sei absolutamente nada sobre autorizações, direitos autorais e coisas deste tipo, sugiro que aproveitem para ver agora... antes que tirem do ar...

sábado, 5 de dezembro de 2009

O Guardador de Rebanhos - Fernando Pessoa (Alberto Caeiro)

XXVI

Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta,
Em que as cousas têm toda a realidade que podem ter,
Pergunto a mim próprio devagar
Por que sequer atribuo eu
Beleza às cousas.
Uma flor acaso tem beleza?
Tem beleza acaso um fruto?
Não: têm cor e forma
E existência apenas.
A beleza é o nome de qualquer cousa que não existe
Que eu dou às cousas em troca do agrado que me dão.
Não significa nada.
Então por que digo eu das cousas: são belas?
Sim, mesmo a mim, que vivo só de viver
Invisíveis, vêm ter comigo as mentiras dos homens
Perante as cousas,
Perante as cousas que simplesmente existem.
Que difícil ser próprio e não ver senão o visível!

Crazy Heart pode dar primeiro Oscar a Jeff Bridges



Todo final de ano algumas estreias acontecem repentinamente, na pressa de não perder o prazo de exibição para concorrer ao Oscar, que vai até o final deste mês.

No meio destas estreias e de olho em algumas estatuetas, o drama "Crazy Heart", conta a história de Bad Blake (Jeff Bridges) um artista da Country Music alcoolatra, sofrido, com inúmeros casamentos e divórcios no currículo e da repórter Jean (Maggie Gyllenhaal), que tenta revelar ao mundo o homem que existe por trás do músico.

Com roteiro e direção do estreiante Scott Cooper, o filme chega aos cinemas americanos no dia 16/12. Segundo os críticos, a atuação de Bridges deve render ao ator sua quinta indicação ao Oscar, com uma grande chance de, desta vez, levar o prêmio para casa.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Adaptação de Veronika Decide Morrer chega ao DVD



Chega ao DVD o filme Veronika Decide Morrer, lançado pela Imagem Filmes, depois de uma breve passagem por nossas salas de cinema.

Apesar de sempre ver suas habilidades como escritor serem questionadas, pelo menos no Brasil, é inegável o sucesso que os livros de Paulo Coelho fazem pelo mundo afora.

Este sucesso, já chamou atenção de Hollywood há muito tempo, mas o escritor sempre se mostrou bastante avesso a autorizar as adaptações, criando uma expectativa ainda maior sobre o trabalho da diretora Emily Young, a primeira a conseguir o feito de levar uma de suas histórias para as telas.

E a sua "Veronika Decide Morrer" mudou o cenário da história, que originalmente se passa na Eslovênia, para Nova York, onde Veronika (Sarah Michelle Gellar), uma descendente de eslovenos, é uma bem sucedida executiva do ramo de investimentos que mesmo com um bom emprego e uma situação financeira privilegiada cai em depressão e não vendo mais razões para continuar vivendo, decide-se pelo suicídio.

Toma uma overdose de remédios e bebida e acorda, alguns dias depois, em um pequeno hospital psiquiátrico, onde o médico Dr Blake (David Thewlis) a informa que os remédios provocaram sérios danos em seu coração e que ela terá pouco tempo de vida.

Inconformada com sua situação, Veronika começa a relacionar-se com os outros internos, entre eles, Edward (Jonathan Tucker), um homem que ficou em estado catatônico após o acidente grave que causou a morte de sua noiva.

Com a convivência com estas pessoas, Veronika vai aos poucos resgatando sua própria vida, mas agora com a consciência de que tem pouco tempo para vivê-la.

A direção da novata Emily Young dá a história um ritmo lento, compensado pela beleza da fotografia; o antigo casarão que serve de cenário para o Hospital Psiquiátrico tem detalhes arquitetônicos maravilhosos e um belíssimo jardim abandonado.

As mensagens positivas do autor Paulo Coelho aparecem pouco, mas os atores oferecem boas interpretações, especialmente Melissa Leo, que já recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz por seu trabalho no filme "Rio Congelado"(2008), e agora vive uma paciente internada há bastante tempo, que exerce uma espécie de liderança sobre os outros internos, mas que está prestes a receber alta.

Um detalhe interessante para nós brasileiros é que ao contrário do habitual, este filme estreiou primeiro por aqui e continua inédito nos EUA e Inglaterra.

Para ver sem susto, conhecendo ou não a obra do Mago Paulo Coelho.

The Master é o novo projeto do diretor Paul Thomas Anderson

Segundo a Revista Variety, Paul Thomas Anderson, o diretor do filme Sangue Negro (2007), prepara um novo projeto que promete uma boa dose de polêmica; "The Master" tem Philip Seymour Hoffman no papel de um carismático intelectual que cria uma nova religião na década de 50.

O foco da história está no duelo entre este líder e Freddie, um de seus seguidores de 20 e poucos anos, que com o passar do tempo e o crescimento da religião na América, passa a questionar o sistema e seu mentor.

O projeto já está bem encaminhado, porém aguarda o sinal verde da produtora Universal, para começar a ser produzido.

Terry Gilliam quer filmar Dom Quixote

O novo filme de Terry Gilliam, "O Imaginário do Dr Parnassus" já teve algumas sessões por aqui, durante a Mostra Internacional de Cinema, mas só entra em cartaz em grande circuito no dia 07/05/2010.

Mas enquanto esperamos que ele chegue, o diretor Terry Gilliam e sua capacidade infinita de filmar histórias com bem mais do que um toque de fantástico, abraça um novo projeto: nada mesmo que o clássico da literatura "Dom Quixote de La Mancha".

O projeto ainda depende de captação de recursos, mas o diretor já encontrou o ator ideal para o papel principal: o veterano Robert Duvall.

Ainda não há maiores detalhes sobre a produção, mas com certeza, já estamos aguardando que ela chegue aos cinemas.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"The Lovely Bones" - Adaptação de best-seller estreia nos cinemas americanos



Chegando aos cinemas americanos no próximo final de semana, a adaptação do best-seller de Alice Sebold "The Lovely Bones", lançado no Brasil com o título "Uma Vida Interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado" conta a história de uma garota assassinada, que após morrer, continua cuidando de sua família, ameaçada pela presença próxima de seu assassino.

Dirigido por Peter Jackson, o filme tem Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Sarandon e Stanley Tucci no elenco e tem estreia prevista nos cinemas brasileiros para 22/01/2010