sábado, 31 de outubro de 2009

Hoje é Halloween!


Estava aqui pensando em filmes de terror para assistir hoje, deixar o Halloween um pouco mais divertido, quando me lembrei de um trauma de infância com um destes filmes.

Eu tinha uns 10 ou 11 anos e fui passar uns dias na casa de uma prima, no interior.

Vimos na TV que bem tarde da noite seria exibido um filme de terror daqueles e embora fosse o período de férias, minha tia não permitia que as crianças fossem dormir muito tarde.

O filme seria apresentado muito tarde, isso significava que quando ele fosse começar, todos da casa já estariam dormindo e portanto seria seguro que eu e minha prima nos levantássemos e fossemos até a sala assistí-lo.

Com tudo devidamente combinado, fizemos de conta que já tinhamos ido dormir, esperamos um tempo no quarto e quando a casa não tinha mais nenhum ruído, saímos do quarto, na ponta dos pés, sem acender nenhuma luz.

Chegamos na sala toda escura e ligamos a TV. Logo, o filme começa, uma primeira cena com pessoas com roupas do início da colonização dos EUA, todos ao redor de uma cova, enterrando uma bruxa ainda viva.

Lembro que ela gritava e jurava que voltaria para vingar-se; mas naquela época ainda a minha noção sobre o que seria uma bruxa vinha mesmo dos contos de fadas.

A seguir, uma boa música de suspense e propriamente os créditos de abertura do filme, que me lembro vagamente, mas acredito que mostravam silhuetas negras, sobre um fundo todo vermelho; neste ponto o nosso medo já crescia consideravelmente, ainda mais na casa toda silenciosa e iluminada apenas pela TV ligada.

Eu queria correr de volta para debaixo das cobertas e acredito que minha prima queria o mesmo, mas nenhuma das duas achava que deveria fazê-lo, ficamos lá, na frente da TV mais alguns minutos, quando um barulho estranho vindo de um outro ponto da casa chamou nossa atenção.

Desligamos a TV de um pulo e corremos para o quarto novamente, certamente felizes por não precisarmos ver aquele filme horrível que estava só começando.

Como consequência de nossa aventura noturna, apenas uma noite mal dormida e invadida por pesadelos e uma má impressão danada toda vez que vejo alguém com as roupas dos puritanos.

Infelizmente, não tenho a menor ideia do nome do filme que quase assistimos, pena, porque se o conseguisse localizá-lo tentaria assistí-lo novamente, mas desta vez, torcendo para que a pobre bruxa chutasse a bunda daquele bando de idiotas preconceituosos.

PS: Pesquisei na rede e acho que descobri o nome do filme, trata-se de "Crowhaven Farm", uma produção para a TV de 1970... a foto que inclui no post é dele... Meda!

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nicolas Cage enfrenta os poderes de uma bruxa em novo filme



Nicolas Cage, que estreia em breve no Brasil com "Vício Frenético", enfrenta uma bruxa real no filme de terror "Season of the Witch".

A história se passa no século XIV, quando um cavaleiro, interpretado por Cage, deve transportar uma mulher condenada por bruxaria até um monastério.

Um detalhe importante é que os religiosos acreditam que a tal bruxa é a responsável pela epidemia de Peste Negra que assola a vila onde mora.

Dirigido por Dominic Sena, "Season of the Witch" chega aos cinemas americanos no dia 19/03/2010.

sábado, 24 de outubro de 2009

Distrito 9 - Alienígenas entre nós



Em um dia como todos os outros, a população de Joanesburgo, na África do Sul, leva um tremendo susto ao olhar para o céu e dar de cara com uma gigantesca nave alienígena.

As pessoas entram em pânico, mas depois, ao notarem que nenhum movimento acontece, começam a ficar mais tranquilas e até criam coragem para irem ao encontro da tal nave, tentando compreender o que poderia ter acontecido com sua tripulação.

Ao fazerem isso, descobrem uma população de milhares de seres estranhos, que podem ser descritos como intemediários entre lagostas e insetos gigantes.
Famintos, os seres são levados para a terra e rapidamente instalados em um campo provisório chamado Distrito 9, que é devidamente cercado com arame farpado, para evitar maiores contatos com a população local.

Para resolver a crise, uma agência multinacional é criada. O tempo passa e o campo provisório se transforma em uma gigantesca favela, na cidade, as placas se espalham restringindo o acesso dos alienígenas, que são publicamente discriminados.

Negligenciados completamente pelos poderes públicos e marginalizados, os alienígenas transformam-se em presa fácil para cruéis mafiosos nigerianos que se instalam no Distrito 9 explorando a população, em busca de uma parte de seu avançado armamento.

Começando em tom de documentário, Distrito 9 vai crescendo em dramaticidade, a medida em que vai descrevendo os conflitos causados pela presença forçada dos alienígenas entre os humanos e tudo se transforma em caos, quando 20 anos após a chegada da nave, a tal agência internacional decide mover toda a população da favela alienígena para um campo de concentração distante da cidade.

Para comandar a operação de mudança, a agência nomeia o burocrata Wikus Van De Merwe, interpretado pelo brilhante novato Sharlto Copley, que por sua inocência, embora também carregue um preconceito pesado contra os alienígenas, é a cara "humanitária", na pesada operação militar de captura e repressão que possibilitará o desmanche da favela.

Mas um acidente faz com que Wikus prove um pouco do real tratamento dispensado aos aliens e o drama humano que naquele ambiente sul-africano, traz imediantamente à memória a crueldade do apartheid, começa a tomar dimensões e aspectos cada vez piores.

Dirigido pelo sul-africano Neill Blomkamp, o filme é uma aposta de Peter Jackson, que decidiu usar uma parte do dinheiro que ganhou na Trilogia Senhor dos Anéis, na produção dessa história surpreendente e humana.

Mas bastante crua em seu desenvolvimento, o filme usa e abusa de detalhes que embora ofereçam uma dose extra de veracidade à narrativa, a transformam em um soco bem dado no estômago.

E por falar em estômago, cabe um aviso, esqueça a pipoca, é impossível manter o apetite diante de uma boa parte das cenas de "Distrito 9".

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Clipe inédito de New Moon cai na rede



O dia da estreia de "New Moon" está se aproximando... agora falta só um mês em nossa contagem regressiva para o dia 20 de Novembro, quando o filme chega finalmente aos cinemas do mundo inteiro.
Para comemorar, a Summit Entertainment colocou na rede um clipe novinho em folha, da cena em que Bella dá um tapa em Paul e ... bom... assistam o trailer para conferir...

domingo, 18 de outubro de 2009

Mel Gibson de volta às telonas



Comentei no ano passado, no blog Planeta Cinema, que Mel Gibson estava envolvido no remake "The Edge of Darkness", mini-série que fez grande sucesso na BBC, nos anos 80, sobre um policial de homicídios que investigando a morte da própria filha, uma ativista política, acaba descobrindo detalhes de sua "vida secreta" que um agente envolvido com grandes corporações e talvez até com o governo, tenta continuar mantendo secreta a qualquer custo.

Robert De Niro, também escalado para a produção, como o agente que perseguia Gibson, desistiu do filme.

Dirigido por Martin Campbell, "Edge of Darkness" já está em fase de pós-produção e chega aos cinemas em Janeiro de 2010.

Poster e trailer já caíram na rede e espero que seja o retorno triunfal de um ótimo ator, que andou pisando na bola, mas que não merecia passar tanto tempo na geladeira por isso. Afinal, já são 7 anos, desde que o vimos nas telas pela última vez em "Sinais" de M Night Shyamalan.

Se bem que aquela versão sangrenta dele para a "Paixão de Cristo" continua dura de engolir...

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Os 100 mais sexies do Cinema


A revista britânica Empire divulgou sua lista dos 100 homens e mulheres mais sexies do cinema e como em qualquer lista que se preze, esta também tem algumas tantas escolhas estranhas e discutíveis.

Ao lado de unanimidades como Megan Fox e Angelina Jolie, figuram algumas surpresas como Emma Watson e Kristen Stewart.

Na lista masculina, por sua vez, é estranho ver Robert Downey Jr e Christian Bale nas primeiras posições, enquanto alguns dos "favoritos da casa" não conseguiram chegar entre os 10: Jude Law (34), Ewan McGregor (29), Clive Owen (27), Eric Bana (19), Orlando Bloom (18), Daniel Radcliffe (37), Zac Efron (15) e Viggo Mortensen (13).

Para conferir as listas completas: http://www.empireonline.com/100sexiest2009/

Os 10 homens mais sexies

1.Johnny Depp
2.Robert Pattinson
3.Robert Downey Jr.
4.Brad Pitt
5.Christian Bale
6.Hugh Jackman
7.George Clooney
8.Alan Rickman
9.James McAvoy
10.Gerard Butler

As 10 mulheres mais sexies

1.Megan Fox
2.Angelina Jolie
3.Emma Watson
4.Scarlett Johansson
5.Zoe Saldana
6.Natalie Portman
7.Kristen Stewart
8.Mila Kunis
9.Helena Bonham Carter
10.Kate Winslet

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

UFOS em Moscou?



Eles estão chegando! Um fenômeno estranhíssimo apareceu nos céus da cidade de Moscou na semana passada.

A imagem lembra os ataques das naves alienígenas do filme "Independence Day" (96), do diretor Roland Emmerich.

As imagens já invadiram certamente todos os sites de compartilhamento de vídeos da internet.

Nelas, pode-se ver um halo formado por luz e nuvens na região oeste da cidade de Moscou.

Por enquanto, nenhuma explicação oficial foi oferecida, mas os metereologistas e cientistas que examinaram os vídeos, afirmaram que pode se tratar de algum estranho tipo de fenômeno ótico.

sábado, 3 de outubro de 2009

Gamer (Gamer -2009)



Os diretores de Adrenalina reencontram seu público em mais um filme cheio de ação, com muito pouco a acrescentar, enquanto cinema, mas que pode ser um passatempo razoável para os aficionados em jogos violentos, no estilo Counter Strike.

No futuro, a tecnologia permitiu que a internet se transformasse em uma presença constante na vida da população mundial e jogos online são transmitidos simultaneamente para todos com grande sucesso.
O maior deles chama-se "Slayers" e é protagonizado por personagens reais, pessoas que foram condenadas à pena de morte, que concordam em participar de uma série de batalhas mortais com a promessa de liberdade, se sobreviverem a todas.

A poucos jogos da liberdade, Kable (Gerard Butler), um "astro" do jogo, vive em conflito entre suas memórias, que o humanizam e sua situação atual, de soldado virtual engajado a batalhas mortais, controlado a distância por um hábil adolescente (Logan Lerman), que experimenta por tabela a sua dose de fama.

O criador do tal jogo, uma figura estranhíssima chamada Ken Castle (Michael C Hall), enriqueceu ao criar um outro jogo, uma espécie de "Second Life", também com pessoas reais, que concordam em serem comandadas por jogadores online.

Mas um grupo de hackers acha que as coisas estão indo longe demais e combatem o império de Castle, libertando alguns personagens dos jogos e lutando contra a organização de Castle, de uma forma semelhante a da ação dos personagens liderados por Morpheus (Laurence Fishburne), na Trilogia Matrix.

Mas termina por aí a semelhança, tudo é muito exagerado em Gamer o que põe em jogo até a validade das críticas justas ao nosso universo cada vez menos humanizado, tornando seus personagens e cenas caricatos e de gosto duvidoso.

Butler faz um papel que até pouco tempo atrás era reservado a atores como Schwarzenegger e Stallone, com poucas falas, muita pancadaria e muito, mas muito tiro.