sexta-feira, 31 de julho de 2009

Emma Watson descendente de bruxa


O site Ancestry.com andou fuçando a árvore genealógica dos atores da série Harry Potter e descobriu alguns fatos interessantes sobre os ancestrais de Emma Watson (Hermione).
Segundo a publicação, ela descende de Joan Playle, uma inglesa do século 16 que foi condenada por bruxaria em 1592, no Condado de Essex.

Não existem muitos detalhes sobre a condenação, mas o que se sabe é que Playle não era casada, um dos fatores que durante a era elizabetana poderia levar a esse tipo de acusação. Normalmente as chamadas bruxas eram mulheres pobres, idosas, viúvas ou solteiras.

Apesar da acusação, ela não chegou a ser executada, foi apenas excomungada da Igreja Anglicana. Durante o reinado de Elizabeth I aconteceram 270 acusações e julgamentos por bruxaria.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Para fugir do frio de Julho, um pouco de cultura

Com esse frio todo que estamos passando aqui pelo Brasil, uma boa alternativa é aproveitar o período de férias para fugir dele e de preferência trazer um pouco de diversão (e cultura) na bagagem de volta. O melhor de tudo é que dá para comprar ingressos para muitas destas atrações online, através do site acheapseat.com

Para quem vai passar as férias em Los Angeles, na California, o Greek Theater é uma boa pedida. Construído em 1929, seguindo o modelo das clássicas arenas do Teatro Grego, ao ar livre, ele se localiza no Grifitth Park e tem capacidade para 5.700 pessoas. Para comprar ingressos e obter maiores informações, basta clicar no site de vendas de ingressos do teatro: Greek Theatre Tickets

Na sua programação de 2009 estão previstas apresentações de Bonnie Raitt, Chris Isaak, Dave Matthews Band, Elvis Costello, George Thorogood, Pet Shop Boys e Pretenders, entre outros.

Outro programa interessante de verão que permitirá um verdadeiro mergulho na cultura americana pode ser apreciar de perto uma partida do Campeonato da Liga de Futebol Americano Universitário, que está em plena temporada, para assitir por exemplo os jogos do Penn State Nittany Lions, basta ir até o site Penn State Football Tickets, lembrando que as partidas acontecem em estádios bem estruturados e muito distantes daquilo que vemos por aqui.

terça-feira, 14 de julho de 2009

A Proposta (The Proposal - 2009)




Sandra Bullock andou meio sumida das telas nos últimos anos e agora volta com uma comédia romântica, gênero que sempre dominou muito bem.

Dirigido por Anne Fletcher, do ótimo "Vestida para Casar", "A Proposta" é um daqueles filmes despretensiosos e divertidos, mas que no final das contas acabam levando multidões aos cinemas.

Margaret Tate (Sandra Bullock) é a "bruxa" da Editora em que trabalha, cobrando sempre muito de todos os seus funcionários, sem amigos ou envolvimentos românticos e vivendo para o trabalho.

Mas existe um pequeno problema, Margaret é canadense e acaba desobedecendo a lei ao deixar o país usando um visto temporário de trabalho, desta forma, ela se torna candidata a deportação.

Muito rápida no raciocínio e disposta a qualquer sacrifício para manter-se no emprego, pede seu assistente Andrew (Ryan Reynolds) em casamento, na frente dos advogados da empresa e o pressiona mais tarde, para que ele mantenha a promessa diante dos agentes de imigração.

Mas como a imigração promete investigar a alegada mudança repentina de estado civil, o casal carrega a farsa até a cidade natal de Andrew, um pequeno povoado no Alaska, onde toda a família do rapaz se reúne durante o final da semana para comemorar os 90 anos da matriarca Vovó Annie (Betty White).

É claro que o resultado do tal final de semana será o envolvimento romântico dos dois, meio óbvio, não é? Mas o que importa aqui é que o roteiro tem algumas viradas interessantes e acaba nos ganhando na simpatia dos personagens.

A Era do Gelo 3 (Ice Age 3 - Dawn of the Dinosaurs - 2009)




A franquia "A Era do Gelo" ganha mais um capítulo, desta vez, o divertido grupo de animais pre-históricos tem um novo desafio: resgatar o amigo Sid das garras de perigosos dinossauros que sobreviveram em imensas cavernas a todas as mudanças climáticas acontecidas nos últimos anos.

Mas antes, presenciamos como o bando absolutamente improvável, mas divertido, formado por um casal de mamutes (Manny e Ellie), dois irmãos gambás (Crash e Eddie) , um tigre dentes de sabre (Diego) e uma preguiça (Sid) convivem como uma família, prestes a aumentar com a chegada do primeiro filhote do casal de mamutes.

Mas as preparações para esta chegada acabam provocando algumas crises de ciúmes, fazendo com que Diego procure se afastar do grupo e com que Sid apronte mais uma das suas, desta vez, ele encontra ovos de dinossauro abandonados em uma caverna e decide criar os bebês como seus filhos.

Mas é claro que a mamãe dinossauro aparece e leva Sid embora para um lugar assustador, onde os dinossauros supostamente extintos, ainda vivem...

A aventura é diversão garantida para todas as idades, com piadas engraçadíssimas e sequencias eletrizantes e em algumas salas, ainda tem a atração extra da versão em 3D.

Aliás a produção faz um uso muito inteligente do recurso e ao invés daquele tradicional efeito dos objetos serem mostrados saindo da tela, o 3D é usado aqui para dar profundidade ao cenário, com um resultado muito interessante.

Ah! E também tem Scrat, o esquilo maluco por nozes desta vez encontra uma fêmea, tão maluca quanto ele, criando uma relação de amor e ódio muito engraçada, que acompanhamos durante uma boa parte do filme.

17 Outra Vez (17 Again - 2009)



O cinema está cheio de roteiros em que pessoas trocam radical e repentinamente de lugar e situação,apenas para descobrirem alguma coisa que está oculta a princípio por outros problemas.

Embora tenha sido baseado nessa ideia usada e reusada incontáveis vezes pelo cinema, "17 Outra Vez" tem seu próprio charme; contando a história de Mike (Matthew Perry) um homem de 30 e tantos anos que está vivendo uma fase muito ruim de sua vida, seu casamento de 20 anos terminou, seus filhos o tratam como um estranho e para piorar tudo, ainda foi demitido de seu trabalho.

Em uma visita casual ao seu antigo colégio, ele começa a lembrar-se da época em que trocou uma possível carreira como jogador de basquete e a bolsa na faculdade por um casamento apressado pela gravidez da namorada.

As lembranças fazem com que ele fique imaginando como teria sido sua vida e alguém, com poderes mágicos claro, percebe seu desejo de descobrir e repentinamente, Mike tem 17 anos novamente e se transforma no ídolo teen Zach Efron.

Percebendo a mudança só quando volta para a casa do amigo Ned (Thomas Lennon), um nerd que enriqueceu vendendo programas de computador, ele conta com sua ajuda para voltar ao colégio e descobrir lá, no time de basquete como seria sua vida se tivesse aproveitado a grande chance que teve em mãos.

Mas se "17 Outra Vez" não tem a ideia mais original do cinema, talvez seja um dos filmes que melhor explorou a mudança radical que ela representa para o personagem e oferece muitos momentos divertidos, especialmente os que envolvem a "nerdíce" explícita de Ned e os esforços de Mike, ainda um trintão por dentro, para se adaptar ao colégio e fazer amigos agora como adolescente.

Também vale destacar o bom trabalho de ator de Efron que conseguiu absorver muitos dos maneirismos de Matthew Perry e assim consegue uma performance bastante convincente de que ele e Matthew são a mesma pessoa.

O diretor Burr Steer ainda aproveitou a oportunidade de homenagear um grande clássico do cinema, aqui e ali vemos ecos do maravilhoso "A Felicidade não se compra" (1946) de Frank Capra, uma obra-prima do cinema que merece sempre ser revisitada.