terça-feira, 31 de março de 2009

E sai um trailer de Harry Potter 6 em IMAX


Muitas pessoas impressionadas com a primeira exibição de um novo trailer de Harry Potter 6, mas desta vez em IMAX 3D, durante a ShoWest 2009, convenção internacional de filmes que acontece em Las Vegas de 30 de março a 2 de abril.

O evento é anual e serve para que estúdios, produtoras e distribuidoras conversem sobre seus próximos passos e novos produtos para que alimentarão a Indústria do Entretenimento.

O novo trailer foi muito bem recebido pelo público, que ainda precisou aturar a piadinha (de mal gosto) do apresentador, perguntando se um novo adiamento na estreia de Harry Potter e o Enigma do Príncipe seria bem recebido.

Tomou sonoras (e merecidas) vaias!

Infelizmente, o trailer ainda não está na rede de forma oficial, mas pessoas que estavam presentes na exibição afirmaram que ele contem novas cenas do ataque à Toca, um estranho diálogo em que Dumbledore afirma que Malfoy tem uma missão a cumprir e também uma parte da sequência de Katie Bell com o colar enfeitiçado.

Estamos de olho e assim que ele estiver online, postaremos por aqui!

Lisa & Charlie - Um Divórcio Inacabado (Face the Music - 1993)



A ideia parecia mesmo infalível: pela primeira vez juntos dois grandes nomes daquela safra maravilhosa de comédias adolescentes da década de 80, que sempre significaram uma boa bilheteria em filmes considerados diversão garantida.

Mas o ano é 1993, o cenário estava bem diferente e a presença de Molly Ringwald, a eterna Garota de Rosa Schocking (84) e de Patrick Dempsey, o ótimo Ronald Miller de Namorada de Aluguel (87) já não surtiria o mesmo efeito.

Além do mais, Molly já havia passado por uma briga homérica com o diretor John Hughes, recusado papéis como o de Molly em "Ghost" (90) e de Vivian em "Uma Linda Mulher" (90), que certamente levariam sua carreira a alcançar outros patamares; e trocado os EUA pela Europa.

Por sua vez, Patrick Dempsey, que chegou a fazer teste para o papel de Duckie, em Garota de Rosa Schocking, depois do sucesso de Loverboy (89), enfrentava uma grande dificuldade para fazer a transição para papéis mais adultos e sérios.

"Lisa & Charlie" poderia então ser o filme do retorno de ambos ao estrelato, um daqueles projetos que parecem perfeitos no papel, mas que na prática não produzem maiores resultados.

Molly é Lisa, uma cantora e compositora que se apresenta na noite de Paris, que por acaso, encontra Charlie, um músico, que promete dar um jeito em suas ótimas letras, mas fracas melodias.

Os dois se apaixonam, casam e começam a fazer um grande sucesso, mas Lisa acaba com tudo quando Charlie entrega uma música composta pelos dois para outra cantora gravar.

O divórcio vem a seguir e Lisa vai embora para a Europa novamente; onde dois anos depois reencontra Charlie, que abandonou a música e está prestes a casar-se com Julie (Lysette Anthony), uma corretora de imóveis britânica, sua sócia na transformação de uma antiga fazenda no interior francês em um condomínio de luxo.

O reencontro coincide com a encomenda de uma nova canção para a dupla, feita por um diretor de cinema de sucesso; uma proposta irrecusável para ambos que precisam voltar ao trabalho juntos na tal fazenda, no meio de muita confusão.

Dirigido por Carol Wiseman, "Lisa & Charlie" pode não ter o mesmo charme dos sucessos dos anos 80 que revelaram os dois atores, mas mostra que a dupla tinha uma boa química e vale como diversão já saudosa da era de ouro dos filmes adolescentes que mudariam a cara do cinema.

sábado, 21 de março de 2009

Ultimatum




Mandado de despejo aos mandarins do mundo
Fora tu reles esnobe plebeu
E fora tu, imperialista das sucatas
Charlatão da sinceridade e tu, da juba socialista, e tu qualquer outro.
Ultimatum a todos eles e a todos que sejam como eles todos.
Monte de tijolos com pretensões a casa
Inútil luxo, megalomania triunfante
E tu Brasil, blague de Pedro Álvares Cabral que nem te queria descobrir.
Ultimatum a vós que confundis o humano com o popular
Que confundis tudo!
Vós anarquistas deveras sinceros
Socialistas a invocar a sua qualidade de trabalhadores para quererem deixar de trabalhar.
Sim, todos vos que representais o mundo, homens altos passai por baixo do meu desprezo
Passai, aristocratas de tanga de ouro,
Passai frouxos
Passai radicais do pouco!
Quem acredita neles?
Mandem tudo isso para casa, descascar batatas simbólicas
Fechem-me isso a chave e deitem a chave fora.
Sufoco de ter só isso a minha volta.
Deixem-me respirar!
Abram todas as janelas
Abram mais janelas do que todas as janelas que há no mundo.
Nenhuma idéia grande, nenhuma corrente política que soe a uma idéia grão!
E o mundo quer a inteligência nova
O mundo tem sede de que se crie
O que aí está a apodrecer a vida, quando muito, é estrume para o futuro.
O que aí está não pode durar porque não é nada.
Eu, da raça dos navegadores, afirmo que não pode durar!
Eu, da raça dos descobridores, desprezo o que seja menos que descobrir o mundo novo.
Proclamo isso bem alto, braços erguidos, fitando o Atlântico
e saudando abstratamente o infinito.

Trecho do texto genial de Álvaro de Campos, um dos heterônimos de Fernando Pessoa publicado em 1917, mostrando já uma saudável carga de indignação com o estado das coisas.
Sorte dele não estar mais por aqui e azar nosso, que não esteja para despejar novamente na cara do poder palavras tão inspiradas.

Trama Internacional (The International - 2009)




O título em português evoca uma boa lembrança, o fantástico "Intriga Internacional" (59), uma obra prima do mestre Alfred Hitchcock, contribui muito pouco com este "Trama Internacional", além de emprestar a ideia de que os piores "bandidos" são aqueles que sempre estão nas posições mais privilegiadas.

Neste novo thriller de Tom Tykwer o "bandido" é uma intituição financeira, um banco "do mal" que faz lavagem de dinheiro para o crime organizado, financia ditadores, comercializa armas e parece estar blindado contra investigações mais sérias por sua alta posição dentro do sistema financeiro.

E este é o maior problema que o agente da interpol Louis Sallinger (Clive Owen) tem para encerrar de vez a investigação da morte de seu ex-parceiro, que culminou em um julgamento onde os culpados foram inocentados e o policial acabou expulso da Scotland Yard.

Sallinger divide sua obsessão por desmascarar o banco com seu parceiro na Interpol, Thomas Schumer (Ian Burfield) e com uma promotora de Nova York, Eleanor Whitman (Naomi Watts). Quando a pequena equipe consegue um encontro com o Vice Presidente do banco André Clement (Georges Bigot); os três ficam eufóricos, mas a alegria dura muito pouco. Schumer é assassinado minutos após o encontro, assim como Clemént e a polícia local não parece dar a mínima para as duas mortes suspeitas.

Diferente da maioria das produções realizadas nos últimos tempos, o ritmo da ação de Trama Internacional é um pouco mais lento, talvez mostrando para as novas gerações que não há nada errado em poder apreciar uma cena, sem as bobagens do "tempo de bala" e outros recursos super batidos no cinema de ação que tem sido feito ultimamente.

Rodado em diversas locações pelo mundo afora, o filme convida a uma reflexão sobre o poder de algumas instituições que estão por trás do dinheiro que move o mundo; afinal elas são as principais vilãs aqui também, na vida real, da famigerada crise econômica mundial.

Trama Internacional estreia nos cinemas brasileiros em 17/04.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Filmes que veremos em 2009: Por Amor (Personal Effects - 2009)




Linda (Michelle Pfeiffer) e Walter (Ashton Kutcher) se conhecem em um grupo de apoio para pessoas que perderam entes queridos em circunstâncias violentas, se aproximam e enquanto procuram, cada um a seu jeito lidar com suas perdas, surge um romance improvável.

Atleta com uma carreira promissora pela frente, Walter abandona tudo para voltar a casa de sua mãe (Kathy Bates), quando fica sabendo que sua irmã gêmea foi brutalmente assassinada deixando para trás uma filha de apenas 5 anos.

Sua maior ambição passa a ser de ver o suspeito do assassinato condenado pela justiça e para isso, aceita um emprego para entregar folhetos na porta de um restaurante, com uma fantasia de galinha.

Já Linda, perdeu o marido alcólatra em uma briga de bar e passou a trabalhar em um centro comunitário, onde gerencia o salão de festas e organiza casamentos. Seu filho adolescente, Clay (Spencer Hudson) é surdo de nascença e passa a apresentar um comportamento violento após a morte do pai.

Tentando canalizar a agressividade de Clay para algo construtivo, Walter começa a treiná-lo na academia que frequenta.

Feito com muita sensibilidade, "Por Amor" tem como maior trunfo o fato de mostrar pessoas tentando reerguer-se após tragédias terríveis, passando por cada um dos aspectos desse retorno à vida, uma superação difícil, mas necessária.

As interpretações de todos os atores, até do canastrão Kutcher, estão bem acima da média e existe espaço até para um show particular da sempre maravilhosa Kathy Bates.

O filme foi dirigido e roteirizado por David Hollander e chega aos cinemas brasileiros no dia 03/04.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Filmes que veremos em 2009: Nothing but the Truth




Um drama baseado livremente em fatos reais e estarrecedores, assim é "Nothing but the truth". Uma repórter de um badalado jornal de Washington tem a oportunidade de sua carreira; investigando as causas que levaram o governo americano a retaliar violentamente um atentado frustrado contra a vida do presidente, ela esbarra em relatórios de uma agente da CIA que desaconselhavam qualquer ação.

Para contar a história, Rachel Armstrong (Kate Beckinsale) revela a identidade secreta da tal agente, que por coincidência é a mãe de uma coleguinha de escola de seu filho, Erica Van Doren (Vera Farmiga).

Mas desde os atentados de 11/09, o governo americano adquiriu poderes especiais em casos que envolvem Segurança Nacional e os direitos comuns do cidadão, como aquele que garante o sigilo da fonte, ficam revogados.

Por princípio, Rachel se nega a revelar sua fonte e um promotor público especialmente destacado para a missão Patton Dubois (Matt Dillon) passa a perseguí-la obstinadamente. Em uma questão de horas, Rachel está na frente de um juiz, que não tem outra opção, senão colocá-la na prisão e mesmo com o total apoio do jornal que contrata Albert Burnside (Alan Alda), o melhor advogado para este tipo de caso, não restam saídas para a jornalista.

Seu marido Ray (David Schwimmer) que inicialmente apoia a decisão, com o tempo, passa a questioná-la, o que torna o drama de Rachel cada vez mais pessoal e solitário.

Dirigido e roterizado por Rod Lurie, "Nothing but the Truth" é perturbador por levar aos olhos de um público ainda maior o caso real da jornalista Judith Miller, presa em 2005 por se recusar a identificar em um tribunal a fonte que lhe revelou a identidade da agente da CIA Valerie Plame.

O filme ainda não recebeu um título em português, mas seu lançamento no Brasil está agendado para junho de 2009.

sábado, 14 de março de 2009

The Sun inventa exibição teste de Harry Potter 6 e muitos sites (bons) caem



O tablóide britânico The Sun nunca foi de muita confiança, ainda assim, muitos sites e até jornais brasileiros têm divulgado os resultados de um suposto screening test que teria acontecido na semana passada em Londres.

Segundo o The Sun e também alguns sites e jornais que copiaram a notícia, os fãs de Harry Potter teriam saído decepcionados da exibição por causa do clima excessivamente romântico do filme e também pela ausência ou mudança de algumas cenas primordiais na trama.

A Warner Bros mandou um comunicado para o site Mugglenet desmentindo que tal teste tenha acontecido em Londres e reafirmando que as declarações dos fãs provavelmente são reaproveitadas do screening original que aconteceu em Chicago, em setembro do ano passado.

Para quem não sabe, um screening test é uma exibição especial em que um grupo de pessoas é convocado para assistir um filme e após vê-lo, preenche um formulário respondendo questões que têm o papel de ajudar na criação do marketing de lançamento do filme.

Já publiquei um post sobre este screening de Chicago que pode ser conferido neste link: Detalhes do sexto Harry Potter caem na rede

Ah! Antes que eu me esqueça... achei na rede essa imagem de vilões e heróis juntos posando, provavelmente em um break das filmagens de "Harry Potter e a Ordem da Fênix", nos cenários do Ministério da Magia.

terça-feira, 10 de março de 2009

Ator de Harry Potter lançará EP online




Tom Felton, mais conhecido por sua atuação como o malvado Draco Malfoy na versão cinematográfica da série Harry Potter, tem outros talentos a revelar ao público.

Ele acaba de gravar um EP, com 5 ou 6 músicas e já se prepara para lançá-lo nas próximas 4 semanas, via iTunes.

O nome do trabalho é "Tom Felton - In good hands" e segundo o Twitter do próprio ator, os fãs devem aguardar por um videoclipe em breve, no YouTube.

E por falar em Youtube, já estão disponíveis vídeos caseiros do cantor mostrando algumas de suas músicas.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe - mais um trailer oficial




Para tornar a espera dos fãs um pouco mais amena, a Warner divulgou mais um trailer oficial de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e desta vez, caprichou no conteúdo.

Se os três primeiros eram meras variações sobre os mesmos temas, Slughorn, Harry aparatando ao lado de Dumbledore, as cenas do pequeno Riddle no orfanato, o ataque a Toca e os bruxos das trevas derrubando uma ponte em Londres, desta vez teremos algumas cenas que ainda estavam inéditas, como os Inferi, Harry sob a capa de invisibilidade, no trem, e as primeiras aparições de Narcissa Malfoy e de Grayback.

A narração na voz de Dumbledore (Michael Gambon) ajuda a reforçar os tons dramáticos e fala sobre a importância da memória de Slughorn e o que ela representará na luta contra o Lord das Trevas.

Ainda falta muito para julho?

quinta-feira, 5 de março de 2009

Michael Jackson está de volta, mas apenas para 10 shows

Depois de muito tempo de silêncio, em que foi destaque na mídia muito mais por suas excentricidades do que pela música, Michael Jackson resolveu chamar a imprensa para uma entrevista coletiva, na O2 Arena, em Londres, para anunciar a sua aposentadoria.
Mas antes dela, o cantor deve fazer uma série de 10 shows na famosa casa de shows londrina, que já foi palco para o famoso show de revival da banda Led Zeppelin, em dezembro de 2007.
O cantor chegou ao evento com uma hora de atraso e visivelmente emocionado anunciou que estas serão suas últimas apresentações ao vivo. Além disso, ele declarou seu amor pelos fãs para quem acenava continuamente.
Apesar da presença do megastar e de jornalistas do mundo inteiro, as perguntas estavam proibidas pela organização.
A maior preocupação agora é com a saúde de Michael, rumores cada vez mais insistentes afirmam que o cantor, aos 50 anos de idade, estaria com graves problemas de saúde que até poderiam impossibilitar qualquer apresentação ao vivo.

Segundo o presidente da produtora de shows AEG, Tim Leiweke, a saúde não será problema, já que o cantor teria feito um check-up completo antes de assinar o contrato para os shows a pedido dos produtores.
Também de acordo com Leiweke, foram 2 anos de negociação e a adição de mais datas às 10 iniciais, não está descartada.

A temporada de shows começa no dia 08 de Julho e a pré-venda de ingressos acontece a partir do dia 11 de Março.

terça-feira, 3 de março de 2009

Filmes que veremos em 2009: Cadillac Records




O filme "Cadillac Records" retrata a história de um verdadeiro marco da música; a gravadora Chess, um pequeno selo de Chicago que durante as décadas de 50 e 60 produziu os melhores e mais importantes discos do blues e de um ainda iniciante rock, tendo em seu elenco músicos lendários como Muddy Waters, Willie Dixon, Howlin' Wolf, Chuck Berry, Little Walter e Etta James.

Para qualquer pessoa que se interessa por rock mais clássico, especialmente aquele que saiu da chamada British Invasion, nos anos 60 e já teve a curiosidade de pesquisar as influências dos músicos que mudaram para sempre a cara do rock e do pop que se fez desde então, já deve ter tropeçado aqui e ali em informações sobre esta mítica gravadora.

Para nós, os fãs, sempre foi um lugar mágico, uma espécie de "disneylandia" onde os músicos que vinham do velho sul, pegavam emprestados alguns toques urbanos da efervescente Chicago e entregavam ao mundo uma nova sonoridade que até então, só chegava nas rádios especializadas em música negra, que também, até então, só contavam com uma audiência negra.

O enfoque do filme em especial é sobre a figura de Leonard Chess (Adrien Brody), um europeu que vai para a América tentar vencer na vida e tropeça em uma mina de ouro. Como não podia deixar de ser, o dinheiro que a gravadora produz quase nunca chega aos bolsos dos músicos, mesmo assim, Chess mostra-se como um bom amigo de seu elenco de astros, chegando a presenteá-los com luxuosos cadillacs, os tops de linha da época.

Claro que no caminho destas lendas, todas bem desajustadas quando examinadas mais de perto, aparecem doses maciças de drogas, bebida e sexo; mas são detalhes que estão no contexto, tanto da música, quanto da época, em que artistas, especialmente os negros, percorriam a linha fina que separa a vida boêmia da marginalidade.

Chega a ser emocionante ver estes músicos lendários retratados com uma boa dose de reverência pelo diretor Darnell Martin, que ainda teve o bom senso de escalar um elenco de músicos; assim, o rapper MOS DEF aparece retratando tranquilamente as maluquices de Chuck Berry e a cantora Beyonce Knowles está perfeita como a maravilhosa Etta James.

A trilha sonora é imperdível e espero que chegue logo nas lojas brasileiras e se não chegar, vale importar. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 27/03

domingo, 1 de março de 2009

Mostra Brando reúne grandes filmes de um ícone do cinema



De 17 a 29 de março o público carioca tem um encontro marcado com a filmografia de um dos maiores astros da história do cinema: a CAIXA Cultural apresenta a Mostra Brando, evento que reúne 21 filmes de destaque da carreira do ator Marlon Brando. A curadora do evento, Bianca Comparato, selecionou títulos como “Uma Rua Chamada Pecado”, “O Selvagem”, “Apocalypse Now” e “Último Tango em Paris”, além de “Sindicato de Ladrões” e “O Poderoso Chefão”, que rederam ao ator dois Oscar. A mostra inclui ainda o documentário biográfico “Brando”, de Mimi Freedman e Leslie Greif, indicado ao Emmy de 2007.

Os filmes serão exibidos em duas sessões diárias, nos dois cinemas da CAIXA Cultural. A programação compreenderá também uma mesa de debate “Marlon Brando, o ator no Cinema”, composta por um pesquisador, um ator e um diretor da área de cinema. Também foi produzido, especialmente para a mostra, um catálogo com a programação, fichas técnicas, fotos dos filmes, além de textos de Hernani Heffner, Doc Comparato, Ely Azeredo, Helena Varvaki, Hermes Frederico e de Robert Castle, professor do Lee Strasberg Institute New York, que descreve o método Actor’s Studio e Group Theatre.

Na Broadway, Brando inovou ao incorporar o personagem de forma instintiva e visceral e mudou, assim, a arte da representação nos palcos. Mais tarde, ele levou este estilo, criado a partir do método de preparação de ator adotado no Actor’s Studio, para Hollywood, influenciando ali também o trabalho de atores e diretores. E, assim, entrou, definitivamente, para a história do Cinema, como destaca o crítico Ely Azeredo: "não bastando ser o maior ator do Cinema, seus principais trabalhos são indispensáveis a um conhecimento mais íntimo do século 20".

Segundo Bianca Comparato, Marlon Brando ganhou notoriedade pela diversidade e complexidade de seus personagens. “Muitos de seus filmes se tornaram sucesso devido não só ao apelo de seu nome, como também pelo seu trabalho na construção de personagens”, explica.

Para Eduardo Ades, produtor executivo da mostra, “o personagem só ganha vida, de fato, no corpo do ator. E, portanto, é só um bom ator que pode compreender as pulsões deste personagem em seu próprio corpo. Assim, como ‘ator-autor’, Brando nunca se prendeu a roteiros e traçou novos paradigmas para a forma de atuar no cinema e pode-se dizer que é o autor dos seus filmes”.

Sobre Marlon Brando (1924-2004):

Antes de chegar a Hollywood, Brando fez uma breve e importante carreira na Broadway. O enorme sucesso de “Um bonde chamado desejo”, de Tennessee Williams, se deveu em grande parte à atuação do jovem e desconhecido Brando. Por não adotar os procedimentos de representação vigentes na época, incorporando a vida do personagem de forma instintiva e visceral, sua atuação revolucionou e alterou para sempre a arte de representar nos Estados Unidos. Ficava para trás o paradigma da representação européia, da dicção perfeita, da eloqüência, do refinamento.

Com o filme “A Street Car Named Desire” (1951), de Elia Kazan, baseado no mesmo texto que o consagrou no teatro e o notabilizou em Nova York, Brando alcança projeção mundial. Este filme daria início a uma importante parceria entre Brando e Kazan, em alguns dos filmes mais importantes de suas carreiras, “Viva Zapata” (1952) e “Sindicato dos Ladrões” (1954), tendo recebido indicações ao Oscar por esses três filmes, vencendo com o último.

A potência de sua forma de atuação foi, a princípio, muito propícia a personagens mais marginais, que vêm do teatro e marcam esta primeira fase de sua carreira no cinema. Surge então o mito Marlon Brando, inserido numa categoria muito particular do “Star System” hollywoodiano – um outsider, que só encontraria paralelo na figura de James Dean.

Na seqüência de sua carreira, no entanto, Brando representaria uma gama enorme de personagens, sempre conferindo uma forte vitalidade para eles. Com personagens emblemáticos, como Julio Cesar (1953), Johnny Strabler (Wild One, 1953), Don Corleone (Godfather, 1972), Paulo (Último tango em Paris, 1972), Brando está sempre se reinventando, influenciando toda uma geração de atores. “Somos todos filhos de Brando”, diz Jack Nicholson.


Os Filmes:

- Espíritos Indômitos - The Men (1950), de F. Zinnemann (classificação: 14 anos)
- Uma Rua Chamada Pecado - A Streetcar Named Desire (1951), de E. Kazan (classificação: 14 anos)
- Viva Zapata! (1952), de E. Kazan
- Julius Caesar (1953), de J. Mankiewicz (classificação: 12 anos)
- O Selvagem - The Wild One (1953), de L. Benedek
- Sindicato de Ladrões - On the Waterfront (1954), de E. Kazan
- Sayonara (1957), de J. Logan
- Os Deuses Vencidos - The Young Lions (1958), de E. Dmytryk
- Vidas em Fuga - The Fugitive Kind (1959), de S. Lumet
- A Face Oculta - One-Eyed Jacks (1961), de M. Brando
- O Grande Motim - Mutiny on the Bounty (1962), de L. Milestone
- A Condessa de Hong Kong - A Countess from Hong Kong (1967), de C. Chaplin
- O Pecado de Todos Nós - Reflections in a Golden Eye (1967), de J. Houston (classificação: 12 anos)
- Queimada (1969), de Gillo Pontecorvo
- O Poderoso Chefão - The Godfather (1972), de F.F. Coppola (classificação: 14 anos)
- Último Tango em Paris - Ultimo tango a Parigi (1972), de Bernardo Bertolucci
- Duelo de Gigantes - The Missouri Breaks (1976), de Arthur Penn
- Apocalypse Now (1979), de Francis Ford Coppola (classificação: 16 anos)
- Assassinato sob Custódia - A Dry White Season (1989), de Euzhan Palcy
- Um Novato na Máfia - The Freshman (1990), de Andrew Bergman
- Don Juan DeMarco (1995), de Jeremy Leven (classificação: 18 anos)
- Brando (doc, 2005), de Mimi Freedman e Leslie Greif

Mostra Brando
De 17 a 29 de Março de 2009

CAIXA Cultural Rio - Cinema 1 e 2
End.: Av. Almirante Barroso 25 – Centro. (próximo à estação Carioca do Metrô).
Tel.: 2544 -4080
Consulte a programação detalhada a partir de 16/03 no local ou no site
Preço: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia) / R$ 10,00 passaporte com direito a 8 sessões
Capacidade: Cinema 1 - 83 lugares / Cinema 2 - 85 lugares
Censura: verificar classificação indicativa por filme.
Acesso para portadores de necessidades especiais