sábado, 31 de janeiro de 2009

Foi Apenas um Sonho (Revolutionary Road - 2008)



Bastou apenas um filme, o mega sucesso Titanic (97), para que seu casal de protagonistas (Leonardo DiCaprio e Kate Winslet) criasse uma impressão tão forte dentro do imaginário popular, que mesmo 12 anos após seu lançamento, o anúncio de ambos reprisando a condição de casal, em uma nova produção, causasse um enorme furor entre o público.

Mas, a situação agora é bem diferente, especialista em mostrar as inúmeras disfunções dentro do que o mundo acostumou-se a chamar de típica família americana, o diretor de "Beleza Americana"(99), Sam Mendes, mergulha nos bem comportados subúrbios dos anos 50, cenário das presumidas famílias perfeitas, para mostrar que as coisas podiam não ser bem assim.

Em uma rua chamada Revolutionary Road, April e Frank Wheeler (Kate Winslet e Leonardo Di Caprio) já acumulam dois filhos e frustrações pessoais e profissionais demasiadas para sentirem-se inseridos na tal perfeição.

Com 30 e poucos anos, eles percebem que seu casamento está começando a ruir e por isso, buscam desesperadamente novos planos e um possível recomeço na Europa, embala os sonhos dos dois.

Mas a realidade pode ser mais cruel do que as observações de John Givings (Michael Shannon), o perturbado filho de uma vizinha fofoqueira do casal interpretada magistralmente por Kathy Bates, que acabou de sair de um hospital psiquiátrico e assim, dispensa as sutilezas da hipocrisia.

Adaptado para o cinema a partir do livro "Revolutionary Road" de Richard Yates, o filme recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, melhor filme (drama), melhor diretor, melhor ator (Leonardo DiCaprio) e levou apenas o prêmio de melhor atriz (Kate Winslet).

A Academia indicou John Givings para concorrer ao Oscar de melhor ator coadjuvante, mas dificilmente conseguirá tirar o prêmio póstumo do genial Coringa de Heath Ledger em "Batman, Cavaleiro das Trevas".

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os candidatos ao Oscar 2009: "Frost/Nixon"




Em um ano em que a academia decidiu indicar diversos dramas da vida real para alguns de seus principais prêmios, "Frost/Nixon" revive um momento chave dentro da história política dos EUA: as entrevistas realizadas em 1977 pelo apresentador britânico David Frost com Richard Nixon.

Um inacreditável furo de reportagem, já que Nixon, o único presidente da história dos EUA a renunciar ao cargo, já tinha conseguido a anistia para todos os crimes cometidos no fartamente documentado "Caso Watergate" e tinha planos de afastar-se discretamente por um tempo e mais tarde retornar ao cenário político, assim que a poeira baixasse.

Um apresentador de TV britânico, David Frost, sem grandes pretensões jornalísticas, enxergou em Nixon uma oportunidade imediata de conseguir uma grande audiência. E é este "jogo de xadrez" entre a velha raposa política e o ingênuo aspirante a celebridade que o público é convidado a presenciar.

O roteiro foi adaptado a partir da peça de teatro de mesmo nome, escrita pelo ótimo Peter Morgan, que por sinal, vem se especializando em trazer para as telas situações da vida real que já seriam surpreendentes se imaginadas pela ficção, os excelentes "A Rainha" (2006) e "A Outra" (2008) são exemplos de um bom trabalho baseado em referências históricas e jornalísticas acima de tudo.

E diretamente da montagem da peça de Morgan, os dois atores Frank Langella (Nixon) e Michael Sheen (Frost) reprisam nas telas grandes as performances dos palcos com uma eficiência impressionante.

O diretor Ron Howard consegue extrair o melhor dos dois e do roteiro, que sim, trata da história política, um assunto chato e cansativo para as grandes multidões, mas que se torna fascinante quando retratado desta forma.

O filme teve 5 indicações ao Oscar: melhor filme, direção, ator (Frank Langella), roteiro adaptado e edição.

É uma pena que a preciosa performance de Frank Langella esteja concorrendo em uma edição do prêmio onde a categoria de melhor ator esteja com uma competição tão acirrada, com Mickey Rourke e Sean Penn apresentando trabalhos excepcionais. Se dependesse de mim, os três empatavam!
"Frost/Nixon" chega aos cinemas brasileiros no dia 20 de fevereiro.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Daniel Radcliffe canta e dança no Gypsy of the Year




Uma competição tradicional entre os elencos dos espetáculos mais populares da Broadway, em Nova York serviu para mostrar que Daniel Radcliffe, o ator que interpreta Harry Potter na franquia cinematográfica, sabe dançar e cantar.

Chamado "Gypsy of the Year", o evento beneficente tem sua renda revertida para entidades que combatem a AIDS e em sua 20° edição conseguiu arrecadar mais de 3 milhões de dólares.

Daniel subiu ao palco acompanhado de outros membros do elenco de Equus e apresentou uma canção de sua própria autoria "The Love That Dare Not Speak Its Neigh”.

Além disso, todo o elenco de Equus recebeu uma homenagem especial, por ter sido o espetáculo da Broadway que mais arrecadou doações neste ano, mais de 200 mil dólares, valor recorde nos 20 anos de existência da campanha.

A temporada do espetáculo na Broadway já está terminando, a última apresentação de Equus acontece no dia 08 de Fevereiro. Daniel deve ir em seguida para Londres, onde as primeiras filmagens de "Harry Potter e as Relíquias da Morte" estão agendadas para 15 de Fevereiro.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Harry Potter 6 - Trailer "made in Japan" cai na rede



Ninguém esperava, mas no último dia 17 apareceu no Japão, mais precisamente na Fuji TV um novo trailer inédito de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".
Apresentado por Daniel Radcliffe, o trailer traz novas cenas que ainda não haviam aparecido nos três anteriores.

Nos últimos dias, também especulou-se bastante sobre o lançamento de uma versão ocidental para este mesmo trailer, que é narrado em japonês, no cinema, nas exibições de "Coração de Tinta" (Inkheart) que estreiou neste final de semana, nos EUA, mas sem o comentado trailer.

Enquanto aguardamos por mais novidades sobre Harry Potter 6, que estreia no dia 17/07, Emma Watson, a atriz que faz a Hermione na série, escreveu em seu site que a pré-produção de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte I" já começou na semana passada.

Na agenda da atriz, provas de figurino e uma visita ao cabelereiro para preparar o visual para o início das filmagens. O diretor de "Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte I" será David Yates e o filme tem estréia prevista para 19 de Novembro de 2010.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Filmes que veremos em 2009: Sim Senhor (Yes Man - 2008)



Jim Carrey é um ótimo ator, mas a impressão que todos parecem ter é a de que só fica realmente à vontade, nos filmes que permitam seus exageros interpretativos.

E "Yes Man" é um destes filmes, com roteiro baseado em livro de Danny Wallace, o filme mostra a história de Carl Allen (Carrey), funcionário de um banco responsável pela análise de crédito, sempre encontra razões para negar todos os empréstimos solicitados.

Na vida pessoal, Carl passa quase todo tempo desviando dos amigos, fugindo de convites, baladas e trocando tranquilamente sua vida social e afetiva por DVDs em seu apartamento.

Mas um encontro com um velho colega de trabalho mudaria para sempre sua rotina, Nick (John Michael Higgins) convence Carl a acompanhá-lo a uma palestra de um estranho guru da auto-ajuda Terence Bundley (Terence Stamp).

Os ensinamentos do guru e algumas coincidências inexplicáveis levam Carl a mudar suas respostas, convencido de que deve dizer sim a tudo, ele sai ensandecido tentando aproveitar cada oportunidade que surge em sua vida.

Claro que os resultados são hilários e o simpático filme dirigido por Peyton Reed tem momentos realmente irresistíveis, como as festas temáticas malucas do chefe de Carl, Norman (Rhys Darby).

Imperdível, "Yes Man", ou "Sim Senhor", título do filme em português, tem estreia no Brasil marcada para 30/01.

Os Candidatos ao Oscar: Quem quer ser um milionário? (Slumdog Millionaire - 2008)



Por que e como um garoto de 18 anos, com quase nenhuma instrução, não só consegue concorrer em um show de perguntas, no formato do nosso conhecido "Show do Milhão", como nele consegue o feito de chegar à última pergunta, que o transformará em um milionário.

É a desconfiança de que Jamal Malik (Dev Patel), proveniente da maior favela de Mumbai, esteja enganando todo o mundo, que leva os organizadores do programa de TV a pedirem sua prisão e investigação.

Mas, todas as respostas estão em sua trajetória eletrizante, no meio do submundo da grande cidade, tentando sobreviver ao lado do irmão Salim (Madhur Mittal) e da amiga Latika (Freida Pinto). Três órfãos que escapam de ataques de muçulmanos, exploradores de crianças e desde muito pequenos demonstram sua personalidade ao lidar com cada situação que se apresenta.

A direção de Danny Boyle imprime um ritmo muito veloz à saga de Jamal pelo submundo e é quase impossível não lembrar de "Cidade de Deus" em alguns momentos, como na cena em que policiais do aeroporto perseguem os garotos pelos corredores estreitos da favela.

A influência do filme de Fernando Meirelles também pode ser sentida na trajetória de Salim, das pequenas maldades de sua infância até tornar-se o braço direito de um grande chefão do crime.

A grande vantagem de "Quem quer ser um Milionário?" é um certo frescor que ele empresta diretamente das produções de Bollywood, mas desta vez mostrando não os novos ricos de uma economia em ascenção, mas os pobres de sempre, que ainda estão por lá, sofrendo, enquanto tentam extrair daquela situação social absurdamente injusta a própria sobrevivência.

"Quem quer ser um Milionário?" levou 4 Globos de Ouro (trilha sonora, roteiro, filme e diretor) e concorre a 10 Oscars: som, edição de som, fotografia, montagem, trilha sonora original, canção (com 2 músicas "Jai Ho" e "O Saya"), direção e filme.

A estréia de "Quem quer ser um Milionário?" no Brasil está prevista para o dia 06/03.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Indicados ao Oscar 2009 serão divulgados no dia 22/01



Marcada para começar às 5:30 da manhã (horário de Los Angeles), o anúncio dos indicados ao prêmio da Academia de Artes e Ciências de Hollywood acontece no Samuel Goldwyn Theater.

Esta será a 81° edição do prêmio tradicional que terá como mestre de cerimônias o ator Hugh Jackman. Segundo especialistas em cinema, a lista de filmes mais cotados para a indicação ao prêmio inclui "O Curioso Caso de Benjamin Button", "Vicky Cristina Barcelona", "Slumdog Millionaire", "Gran Torino", "A Troca" e "Foi Apenas um Sonho", entre outros.

Também é quase certo que aconteça algum tipo de homenagem ao ator australiano Heath Ledger, morto em Janeiro de 2008.

O filme "Última Parada 174", de Bruno Barreto, indicado pelo Brasil para a premiação, não fará parte da lista de candidatos ao prêmio de melhor filme estrangeiro.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Filmes que veremos em 2009: Passengers



Claire Summers (Anne Hathaway) é uma terapeuta especialista em stress pós-traumático e é convocada por seu mentor Perry (Andre Baugher) para ajudar os 10 sobreviventes de um grande acidente aéreo.

Poucas horas após o acidente, ela conversa com cada um deles e combina sessões de terapia em grupo, mas tem dificuldade com um deles, Eric (Patrick Wilson) está ainda desorientado e requer uma atenção especial da terapeuta.

A atenção para Eric acaba criando conflitos éticos em Claire, ao mesmo tempo, os demais pacientes começam a desaparecer e tudo indica um grande complô da companhia aérea.

Este suspense dirigido por Rodrigo García, diretor colombiano, filho do escritor Gabriel Garcia Marques, embora sofra um pouco com uma certa lentidão em alguns momentos, tem como maior trunfo o fato de discutir aspectos humanos que todos carregam, mas que ficam evidentes quando enfrentamos eventos que estão fora de nosso controle.

Passengers já passou pelos cinemas americanos e deve chegar ao Brasil no dia 20/03.

sábado, 17 de janeiro de 2009

É hoje! O que será que ele vai tocar?



Hoje à noite tem Elton John no Anhembi, em São Paulo, apresentando o show da tour "Rocket Man", que revisita os 40 anos de carreira do pop star e apresenta seus grandes sucessos para as novas gerações.

Depois de revirar muito a rede, encontrei este roteiro dos shows que aconteceram na Africa do Sul, a última parada da tournê antes de chegar ao Brasil. Pelo que li, ele costuma mudar um pouco as músicas de show para show, mas acho que uma boa parte do que veremos hoje, está aqui.

Para quem não vai ao Anhembi, resta torcer para que a tal da emissora que comprou os direitos de transmissão respeite o público que se interessa por música e transmita ao vivo, de verdade, e na íntegra, entrando no horário certo e sem os cortes para comentários idiotas, ou interrupcões bem no meio das melhores músicas, como é de seu hábito.

Afinal, com tantos anos de existência, e a tão alardeada liderança na audiência, já passou da hora dessa emissora aprender como se faz; não precisa mudar muito, só respeitar o evento como respeita os jogos de futebol, por exemplo.
Se bem que melhor, já que em um musical não tem como o Galvão Bueno ficar despejando abobrinhas nos ouvidos do público, não é?

Set-list Elton John na África do Sul:

Funeral For A Friend
Love Lies Bleeding
The Bitch Is Back
Madman Across The Water
Tiny Dancer
Levon
Believe
Take Me To The Pilot
Goodbye Yellow Brick Road
Daniel
Rocket Man
Honky Cat
Sacrifice
Someone Saved My Life Tonight
I Guess That's Why They Call It The Blues
Sorry Seems To Be The Hardest Word
Candle In The Wind
Circle Of Life
Benny And The Jets
Philadelphia Freedom
Sad Songs (Say So Much)
I'm Still Standing
Crocodile Rock
Saturday Night's Alright (For Fighting)
Bis:
Don't Let The Sun Go Down On Me
Your Song

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Primeiro single e mais detalhes do novo disco do U2



Ainda vai demorar bastante para ter o CD nas mãos, mas pelo menos já começamos a ter uma vaga ideia do que nos espera. O U2 divulgou em seu site oficial, nesta semana, a capa e a tracklist de "No Line on the Horizon", seu 12° disco de estúdio.
O trabalho chega em cinco formatos diferentes, inclusive no atualmente prestigiadíssimo vinil, em LP duplo.

Na capa, segundo a própria banda, o encontro do céu com o mar criado pelo artista japonês Hiroshi Sujimoto. Enquanto o disco não vem, já que sua chegada às lojas está prevista apenas para a primeira semana de março, os fãs podem ouvir o primeiro single, "Get Your Boots On", já disponível para download no site da banda.

Confira as faixas de No Line on The Horizon

1. "No line on the horizon"
2. "Magnificent"
3. "Moment of surrender"
4. "Unknown caller"
5. "I´ll go crazy if I don´t go crazy tonight"
6. "Get on your boots"
7. "Stand up comedy"
8. "Fez - Being born"
9. "White as snow"
10. "Breathe"
11. "Cedars of Lebanon"

Vicky Cristina Barcelona (2008)




Já faz algum tempo que Woody Allen decidiu tirar os pés de sua amada Nova York e internacionalizar um pouco os cenários por onde circulam seus sempre neuróticos personagens.

Em Vicky Cristina Barcelona, o cineasta leva o olhar americano de duas garotas em férias, para conferir as belezas de Barcelona, uma das mais agitadas e coloridas metrópoles da Europa.

Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (a nova queridinha de Allen, Scarlett Johansson), partem para o mesmo destino, mas com idéias bem diferentes sobre como aproveitar seu verão; Vicky está com o casamento marcado e viaja para conseguir mais informações sobre a cultura catalã que é objeto de sua tese de pós graduação, enquanto Cristina, nem sabe direito o que quer, mas não descarta a possibilidade de viver uma grande aventura amorosa.

A narração em off acaba conferindo ao filme um tom de fábula, que se intensifica quando as duas garotas encontram Juan Antonio (Javier Bardem), um pintor extravagante, que se interessa por ambas.

Para completar a cena, surge a ex-esposa de Juan Antonio, a temperamental e imprevisível Maria Elena (Penélope Cruz) que desequilibra completamente o complexo "polígono" amoroso que acontece.

"Vicky Cristina Barcelona" levou merecidamente o Globo de Ouro de Melhor Filme, na categoria Musical ou Comédia e teve nada menos do que 3 de seus atores (Javier Bardem, Rebbeca Hall e Penélope Cruz) indicados para prêmios nas categorias de melhor ator, atriz e coadjuvante, respectivamente.

O brilho de "Vicky Cristina Barcelona" só empalidece um pouco diante do catálogo anterior de Woody Allen, mas em seu humor sagaz e atmosfera que procura retratar aquilo que os americanos imaginam ser a passionalidade latina, está anos luz a frente de muita coisa que o cinema americano e europeu tem feito ultimamente e deve receber algumas merecidas indicações ao Oscar.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Filmes que veremos em 2009: "Two Lovers"




Joaquin Phoenix, apesar de contar com uma posição privilegiada dentro do complicado sistema hollywoodiano, já sinalizou sua intenção de aposentar-se como ator, para tentar uma nova carreira na música.

Ele teria se animado com os resultados de seu trabalho em "Johnny & June" (2005). Quase ninguém levou a sério as intenções de Phoenix, mas mesmo assim, ele tem considerado "Two Lovers" como seu último trabalho nas telas.

Por conta do anúncio de aposentadoria, o filme que tem estreia nos EUA marcada para 13/02, tem despertado a curiosidade do público.

Dirigido e roteirizado por James Gray, ele conta a história de um triângulo amoroso formado por Phoenix, Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Sete Vidas (Seven Pounds - 2008)




Até pouco tempo atrás, o talento de Will Smith parecia mais voltado para a diversão, filmes engraçados ou aquelas mega produções onde toda emoção vem como resultado do ritmo frenético da aventura.

Mas, em 2006, sua participação no drama "À Procura da Felicidade" mostrou que afinal de contas, o ator não era só mais uma carinha bonita e músculos bem torneados para se acompanhar com pipoca e refrigerante, ele tinha profundidade, conteúdo e uma veia dramática, características que andaram rendendo a Smith indicações para o Oscar e o Globo de Ouro.

Apostando novamente no drama, depois do sucesso do nada sério "Hancock", Smith volta a trabalhar com o diretor italiano Gabrielle Muccino, o mesmo de "À Procura da Felicidade", em "Sete Vidas".

Com roteiro criativo e bem construído, tudo o que sabemos sobre Ben Thomas é que ele é um agente do imposto de renda que está empenhado em fazer uma lista de pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda e, investigando cada um dos candidatos para ter a certeza de que são pessoas realmente merecedoras.

Mas tudo é muito misterioso e só chegamos ao quadro completo da história bem próximo ao final, quando já nos emocionamos com a trajetória de Ben e seu amor por uma das pessoas de sua lista, Emily Posa (Rosario Dawson em uma interpretação para lá de inspirada).

Bonito, apesar de triste, "Sete Vidas" talvez tenha como sua principal mensagem a de fazer valer a pena e que o colocar-se a serviço do outro pode justificar assim sua própria vida.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Aprendiz de Feiticeiro vira filme



Lembra daquele desenho da Disney protagonizado pelo Mickey, em que o ratinho trabalha para um poderoso feiticeiro e quando é deixado sozinho por ele, arruma uma baita encrenca com baldes e vassouras para todo lado?

Pois a Disney anunciou que ele vai virar filme; no papel do poderoso feiticeiro estará Nicolas Cage e seu aprendiz será Jay Baruchel, Também no elenco estará Teresa Palmer.

O filme será dirigido por Jon Turteltaub e produzido por Jerry Bruckheimer. O Aprendiz de Feiticeiro já está em fase de pré-produção e ainda não teve sua data de estréia divulgada.

O "Aprendiz de Feiticeiro" é um dos quadros do clássico dos estúdios Disney "Fantasia" de 1940, um encontro imperdível entre animação e música erudita.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Essas eu recebi por e-mail, mas são engraçadas....


1. Na PELVE
A mãe, desesperada, pergunta pro médico:
O que houve doutor?
Sua filha está com o clitóris igual a uma tampinha de caneta bic!
- Azul, doutor ?
- Não, todo mordido.

2. DEFICIENTES
Numa casa para deficientes, o professor ia passar no refeitório quando o
cozinheiro lhe pergunta:
- Quer uma torta, professor?
- Não, agora não, obrigado! Acabei de comer uma ceguinha!

3. NO DEPARTAMENTO DE IMIGRAÇÃO
- Sexo?
- 3 vezes por semana.
- Não... eu quero dizer masculino ou feminino.
- Não importa.

4. A OVELHA E O CARNEIRO
Diz a ovelha para o carneiro:
- Tens tão pouca lã...
- Tá, mas viemos para aqui trepar ou fazer tricô ??

5. COMO UM TOURO
Uma mulher, toda boazuda, vai ao médico:
- Sr.Doutor: queria que fizesse algo pelo meu marido... Algo que o fizesse
ficar como um touro!
- Pois bem, dispa-se. Vamos começar pelos chifres

6 . TRANSA MÁGICA
Um cara chega para uma mulher e diz:
- Tá afim de uma transa mágica?
A mulher pergunta:
- Como é uma transa mágica?
Ele diz:
-É muito simples, a gente transa e depois você desaparece.

7. FESTA DE ARROMBA
O menininho pergunta pra mãe:
-Mamãe! Por que você é branca, papai é negro e eu sou japinha...
-Ah, meu filho! Se você soubesse a festa que houve naquele dia...você
deveria estar contente por não latir.

8 . MÉDICO
O sujeito vai ao médico, caindo de bêbado. Durante a consulta, vêm as
perguntas de praxe:
- Nome?
- Juvenal dos Santos!
- Idade?
- 32 anos.
- O senhor bebe?
- Vou aceitar um gole, mas só pra te acompanhar!

9 . AS MÃES
A mãe americana encontra uma lata de cerveja na bolsa da filha e pergunta
para si mesma:
- Será que minha filha está bebendo?
A mãe italiana encontra um maço de cigarros na bolsa da filha e se
questiona:
- Será que minha filha começou a fumar?
E, como não poderia faltar, a mãe portuguesa encontra uma camisinha na bolsa da filha, e se pergunta:
- Meu Deus! Será que minha filha tem pinto???!!!

10 . VELHOS
Dois velhinhos conversando:
- Você prefere sexo ou Natal?
- Sexo, claro! Natal tem todo ano, enjoa.

11 TRABALHO
No consultório, fim de tarde, o médico dá a péssima notícia:
- A senhora tem seis horas de vida.
Desesperada, a mulher corre para casa e conta tudo para o marido. Os dois resolvem gastar o tempo que resta da vida dela fazendo sexo. Fazem uma vez, ela pede para repetirem. Fazem de novo, ela pede mais. Depois da terceira vez, ela quer de novo.
E o marido:
- Ah, Ana, chega! Eu tenho que acordar cedo amanhã. Você não!

12 MARIMBONDO
A portuguesinha de 10 anos vai pescar com o pai e volta com o rosto todo
inchado.
A mãe, assustada, pergunta:
- Minha filha, que houve?
- Foi um marimbondo, mamãe...
- Ele te picou ?
- Não deu tempo, o papai matou ele com o remo.

13 BICICLETA
Dois gaúchos pedalavam suas bicicletas pelo campo. Um deles pergunta:
- Bah tchê, onde conseguiste essa tua magnífica bicicleta?
O segundo respondeu:
- Estava eu a pé, caminhando ontem por aí, quando surgiu uma guria com esta
bicicleta. Ela atirou a bicicleta ao solo, despiu toda a roupa e disse-me:
- "Pegue o que quiser".
O outro:
- Bah, escolheste bem. Provavelmente a roupa não te serviria.

14 VELHOS 2
O médico atende um velhinho milionário que tinha começado a usar um
revolucionário aparelho de audição:
- E aí, seu Almeida, está gostando do aparelho?
- É muito bom.
- Sua família gostou?
- Ainda não contei para ninguém, mas já mudei meu testamento três vezes.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Vida de Rico

Existe um mundo melhor, mas é caríssimo! A máxima sempre repetida serve para descrever muito bem o ótimo site Vida de Rico, que oferece para nós pobres mortais a chance de dar uma espiadinha naquele mundo aparte onde circulam pessoas que, diferentes de nós, já não precisam mais preocuparem-se com dinheiro.

E o site, que começou em agosto de 2008, traz dicas preciosas sobre o modo de vida desses endinheirados, biografias de personagens interessantes como a famosa família Matarazzo, uma das maiores fortunas do Brasil durante o século XX e uma lista atualizada dos brasileiros que fazem parte do exclusivo clube dos bilionários.

E seus sonhos de consumo, as marcas que eles mais prestigiam, como o clássico rolex e os chamados objetos de luxo onde o exclusivo perfume Clive Christian Nº 1 Imperial Majesty merece destaque, ao alcance de qualquer pessoa que se disponha a pagar espantosas £ 115.000 (mais de R$ 500 mil).

Interessante e bastante útil, afinal, quem sabe se nós estudarmos bastante o modo de vida dos ricos, a fortuna talvez possa um dia nos sorrir também!

Ghajini (2008)


Vem direto de Bollywood, a lucrativa indústria cinematográfica indiana, uma boa novidade que deve levar um bom público aos cinemas neste ano "Ghajini" estreou no dia 25/12 e é livremente baseado no criativo Amnésia (Memento 2000) dirigido por Christopher Nolan.

"Ghajini" é o remake do famoso filme tamil de 2005; e conta a história de Sanjay Singhania (Aamir Khan), o dono de uma companhia de celulares que aparece na mídia como o interesse amoroso da modelo Kalpana (Asin Thottumkal), embora ele nunca tenha se encontrado com a garota, ela dá entrevistas falando do relacionamento entre os dois.

Quando Sanjay resolve confrontá-la, acaba se apaixonando pela modelo, que se revela uma pessoa generosa, ajudando sempre que pode pessoas em necessidade. Em uma destas oportunidades, Kalpana evita que um grupo de 25 garotas seja sequestrado por uma quadrilha de traficantes de mulheres, que tinham a intenção de levá-las até Goa.

Mas os bandidos querem vingança, matam Kalpana e ferem Sanjay gravemente na cabeça, o que o leva a ter problemas na memória, agora Sanjay quer descobrir os assassinos de Kalpana, mas não consegue guardar os acontecimentos em sua cabeça por mais de 15 minutos.
Por isso, passa a usar uma câmera polaroid com que fotografa tudo e tatua em seu próprio corpo as informações mais importantes. Suas ações em busca dos assassinos de Kalpana chamam atenção da estudante de medicina Sunita (Jiah Khan), que passa a ajudá-lo.

Dirigido por A.R. Murugadoss, esta nova versão da história é falada em hindi e tem sido muito bem recebido tanto pelo público, como pela crítica que o classificou como um excelente thriller. Para saber mais informações sobre Ghajini, consute a página do filme no site Chakpak que oferece fotos, wallpapers e reviews completas do filme.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A Troca (Changeling - 2008)



A realidade é muito mais estranha do que a ficção!

Nos anos 20, uma mãe solteira Christine Collins (Angelina Jolie) descobre ao retornar do trabalho que seu filho de 9 anos, Walter (Gattlin Griffith) desapareceu.

Desesperada, ela reporta o fato para a polícia e enquanto testemunhamos seus esforços para tentar encontrar o garoto, começamos a perceber que as autoridades parecem muito mais comprometidas com tentar evitar a crítica da população, do que com buscar a solução do mistério.

Assim, cinco meses após o desaparecimento do garoto, Christine é avisada de que seu filho foi localizado e a história teria um final feliz, se o garoto, devolvido à mãe em meio a um circo criado para a imprensa, fosse mesmo Walter.

Daí em diante, o drama começa a sofrer inúmeras reviravoltas expondo uma polícia incompetente e corrupta e absurdos tão enormes que não caberiam nem na ficção e que ficam ainda maiores quando nos lembramos de que se trata de uma história real.

Com uma reconstituição de época impecável, o drama de Christine Collins é contado por Clint Eastwood com o mesmo espanto que temos quando vamos aos poucos tomando conhecimento daquela realidade.

Ao contrário do que alguns críticos chegaram a insinuar, Angelina Jolie está muito bem como Christine, e não há batom vermelho que consiga apagar o brilho dramático do retrato que ela pinta da mãe sofrida e impotente diante da força da autoridade.

John Malcovich também confirma a fama camaleonica em sua construção do Reverendo Gustav Briegleb, a única voz que se levanta a favor de Christine, quando a polícia procura ridicularizá-la publicamente.

Uma curiosidade interessante é que o título em inglês do filme "Changeling" se refere a lenda celta de que seres da floresta como duendes e gnomos sequestravam os filhos dos humanos e os trocavam por seus próprios filhos.

E agora, em que começam a crescer os rumores sobre as premiações para a nova safra de filmes, este "A Troca" se mostra competitivo e deve levar para casa alguns prêmios importantes. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 09/01.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Mais honrarias para Sir Robert


Depois de receber na última semana do ano o título de Comandante da Ordem do Império Britânico das mãos da Rainha Elizabeth II, Sir Robert Plant acaba de ser agraciado com outro título, o de Melhor Voz do Rock n' Roll de todos os tempos.

Resultado de uma votação popular realizada pela emissora de rádio britânica Planet Rock. A lista completa tem 40 nomes e uma única presença feminina, Janis Joplin, que ocupou a 21° posição.

Bem que o Robert Plant podia comemorar o título fazendo uns showzinhos com o Led Zeppelin...

Confira a lista completa das melhores vozes do rock:


1. Robert Plant
2. Freddie Mercury
3. Paul Rodgers
4. Ian Gillan
5. Roger Daltrey
6. David Coverdale
7. Axl Rose
8. Bruce Dickinson
9. Mick Jagger
10. Bon Scott
11. David Bowie
12. Jon Bon Jovi
13. Steven Tyler
14. Jon Anderson
15. Bruce Springsteen
16. Steve Perry
17. Ozzy Osbourne
18. Bono
19. Peter Gabriel
20. James Hetfield
21. Janis Joplin
22. Brian Johnson
23. Roger Chapman
24. Phil Lynott
25. Glenn Hughes
26. Joe Cocker
27. Jim Morrison
28. Alex Harvey
29. Alice Cooper
30. Ronnie James Dio
31. Sammy Hagar
32. Meat Loaf
33. Rob Halford
34. Geddy Lee
35. Biff Byford
36. David Gilmour
37. Fish
38. Dave Lee Roth
39. Chris Cornell
40. Neil Young

Crepúsculo (2008)



Embora tenha ficado sabendo sobre o sucesso da série de livros de Stephanie Mayer, nenhum de seus exemplares ainda me caiu nas mãos, então fui ao cinema sabendo apenas o que diziam as sinopses.

O assunto vampiros sempre me atraiu bastante, devorei uma boa parte das chamadas "Crônicas Vampirescas" de Annie Rice e ainda espero, depois do apenas razoável "Entrevista Com o Vampiro" (94), que recebam um tratamento cinematográfico que lhes faça justiça.

Com pouco conhecimento sobre o livro e a imagem que Rice criou sobre os vampiros firme na cabeça, resolvi conferir este "Crepúsculo" e percebi que se continuasse me baseando em Rice acabaria decepcionada, já que os vampiros de Mayer se posicionam mais como vítimas do que predadores.

Então resolvi deixar de lado meus conceitos anteriores e segui a história que estava sendo apresentada, da adolescente Bella Swan (Kristen Stewart), que decide ir morar por uns tempos com o pai, por sentir-se deslocada ao lado da mãe, recém-casada.

A garota então troca a ensolarada Phoenix pela taciturna e constantemente chuvosa Forks, no estado de Washington. Cidade nova, escola nova, Bella não quer, mas acaba causando furor entre os novos colegas que a recebem muito bem.
Quase todos, o estranho e calado Edward Cullen (Robert Pattison) é o garoto mais bonito da escola, se move envolto em uma aura de mistério e parece querer evitar Bella a todo custo.

Mas a impressão é errada, Cullen sente-se atraído por Bella e aos poucos deixa que a garota conheça sua verdadeira natureza e um romance se estabelece. Um tanto insípido, mas ainda com um certo charme baseado no constante risco do envolvimento entre presa e predador em potencial.

Mas a mensagem final coloca tudo a perder, a hipervalorização do auto controle e um bom mocismo que trariam gargalhadas até ao chato Louis du Pointe du Lac durante uma de suas piores crises de culpa, tiram muito da graça do embate entre presa e predador.

Mesmo assim, a adaptação cinematográfica dirigida por Catherine Hardwicke foi muito bem recebida pelo público, com um custo de apenas 37 milhões de dólares, o filme já rendeu 237 milhões desde sua estreia, assim confirmando seu sucesso junto às novas gerações.

Afinal, os adolescentes de hoje valorizam muito coisas como High School Musical e devem fornecer um prestígio extra nova franquia baseada nos romances de Mayer e seus vampiros bom moços e sem presas; em que a obrigatória atmosfera sombria se limita aos tons frios da fotografia.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Agradecendo e repartindo mais selos (3)







Estamos começando muito bem o ano de 2009! Com mais selos recebidos dos queridos amigos, sendo repassados para blogs que são ótimos:

http://andarsemrumo.blogspot.com/
http://lisacom.blogspot.com/
http://doesucata.blogspot.com/
http://www.eli-receitas.blogspot.com/
http://aprendemos-mikasmi.blogspot.com/

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Feliz 2009!


A quem você procura?
Essa pessoa não mais existe,
Ficou aqui apenas por um momento,
Mas logo foi embora
Lembro que tinha um sorriso nos lábios
E os olhos brilhantes

A quem você procura?
Essa pessoa deu um passo à frente
Saiu pela estrada sem destino
Não carregava nada nas mãos
Nem expectativas, nem memórias
Apenas lições e cicatrizes de velhas feridas

A quem você procura?
Alguém que vive o agora
Os olhos não são mais mortiços e opacos,
Parecem duas rodas de fogo brilhantes e inquietos
Ávidos por verem o mundo
Mas serenos porque agora têm consciência