quinta-feira, 24 de abril de 2008

Shine a Light - The Rolling Stones (a resenha)



A maior banda de rock do mundo, os músicos mais influentes do planeta que praticamente inventaram o rock como ele é hoje, consagrados de todas as formas possíveis mas também tratados muitas vezes como marginais e rebeldes. Sempre prontos para criar polêmica, quase sempre envolvidos em escândalos.

Assim podem ser definidos os últimos 46 anos de estrada dos Rolling Stones, uma longa trajetória, com todos os ingredientes de uma boa farsa, daquelas que Hollywood costuma filmar, cheia de momentos de muita emoção e personagens, que nas mãos de bons atores costumam render prêmios e reconhecimento.

De olho nesta trajetória e ao mesmo tempo atônito com a sua duração, o cineasta Martin Scorsese decidiu registrar em filme, aquilo que tentou explicar para si mesmo, afinal, o que move essa máquina musical fantástica?

E o resultado é "Shine a Light", um documentário que se não consegue explicar como, mostra a máquina em ação, com força total, passando como um rolo compressor, numa performance acachapante.

Durante a tournê do disco "A Bigger Bang", em 2006, em apresentações especiais para convidados em Nova York, no minúsculo, mas charmoso Beacon Theater, a banda que hoje em dia toca nos grandes estádios do mundo, mas que começou sua carreira tentando recriar a arte negra do blues americano em lugares até menores do que este.

Nos intervalos, algumas preciosidades em branco e preto, servem como boa desculpa para dar uma espiadela no que foram estes 46 anos de carreira.

Dizem que o diabo está no detalhe, no caso do filme de Scorsese, o sublime também. São inúmeros os detalhes que os fãs dos Stones ou mesmo aqueles nem tão fãs assim podem perceber, pela primeira vez, graças à proximidade que a magia do cinema proporciona.

E o que não falta é magia, do início, uma espécie de making-off do filme ao seu ápice, exatamente durante a participação especial de Buddy Guy e sua guitarra de bolinhas, tocando o blues "Champagne & Reefer". Ali finalmente estão juntas as duas culturas, o bluesman original e aqueles que o admiraram a ponto de mudar o mundo tentando imitá-lo.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Sexo, Drogas e Rolling Stones



Uma das máximas do duro mercado musical diz que o rock n' roll é uma estrada para ser trilhada por pouco tempo, quando a idade do artista que está em cima do palco começa a ultrapassar a média de idade de sua platéia, chega o momento de optar pela aposentadoria ou por uma mudança estratégica para um ambiente mais tranquilo.

É uma lei não escrita e mais uma que os Rolling Stones com seus 46 anos de vida, infringem... não é a única, claro, afinal foram anos de excessos e escândalos de todos os tipos, mas também e principalmente de música.

O livro "Sexo, Drogas e Rolling Stones - Histórias da banda que se recusa a morrer" de José Emilio Rondeau e Nélio Rodrigues conta como foram esses 46 anos, usando para isso uma coleção de fazer inveja a qualquer fã da banda e um trabalho rigoroso de pesquisa que inclui detalhes de todas as passagens, mesmo as turísticas, dos membros dos Stones por terras brasileiras.

O resultado são 350 páginas que além de dar uma noção muito boa de tudo o que aconteceu com a banda em sua longa epopéia "sob os refletores" também consegue revelar novos detalhes até para aqueles mais fanáticos, que se orgulham de saber tudo sobre os Stones.

É difícil falar em obra definitiva sobre uma entidade que continua viva, a caminho de sua quinta década de existência e ainda com tanto fôlego, como demonstrou o cineasta Martin Scorsese em seu novo filme "Shine a Light", mas com certeza, um dos melhores retratos que alguém poderia tirar destas primeiras cinco décadas.

Harry Potter apaixonado?



O ator Daniel Radcliffe, o Harry Potter na série cinematográfica baseada nos livros de JK Rowling já reclamou inúmeras vezes de que sua vida ocupada de celebridade atrapalha e muito sua vida sentimental.

Mas parece que agora, após completar 18 anos de idade, o bruxinho deve "desencalhar". Na Austrália, onde participou de uma festa de premiação de cinema, Daniel encontrou uma garota que chamou sua atenção, mas o agito da festa, não permitiu uma aproximação maior. "Ela me encarou durante toda a noite e eu ia pegar o seu número de telefone, mas depois não consegui mais achá-la", declarou Daniel para o jornal Daily Telegraph.

O jornal prometeu ajudá-lo na tarefa de encontrar a misteriosa garota australiana e em sua edição de ontem, segunda-feira, publicou um apelo para que ela entre em contato com a publicação.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

A volta do Motley Crue


Parece que hoje é o dia das voltas!

Mais uma banda de rock das antigas está voltando a dar o ar de sua graça na estrada.

Desta vez foram os "cabeludos" do Motley Crue que anunciaram ontem, em uma entrevista coletiva, em Los Angeles, um novo disco e uma nova tournê para o verão americano.

A formação do Motley nesta nova fase é com Vince Neil (no vocal), Nikki Sixx (no baixo), Mick Mars (na guitarra) e Tommy Lee (na bateria).

O nono disco de estúdio da banda chama-se "Saints of Los Angeles" e chegará às lojas no dia 17/06. A tournê do Motley, por sua vez, começa no dia 01/07, em West Palm Beach, na Flórida. Os shows, chamados de Crüe Fest, contarão com a presença de outros artistas como Buckcherry, Papa Roach,Sixx: A.M., e Trapt.

A reunião foi promovida pela produtora de shows e agora, também, gravadora Live Nation.

A volta do Barrados no Baile



Um sucesso dos anos 90 pode estar prestes a retornar "ao ar", em nova versão. A série "Barrados no Baile" (Beverly Hills 90210) chegou até a ser exibida na TV aberta e elevou ao estrelato um elenco de jovens como Luke Perry, Jason Priestley, Jennie Garth e Shannen Doherty.

Contando as aventuras e desventuras de um grupo de jovens moradores de Beverly Hills, o seriado marcou época e ditou moda durante as 10 temporadas em que foi exibido.

Entrando na onda de remakes que assola também a TV, a emissora CW já anunciou que prepara um "spinoff" da série criada por Darren Star e por enquanto, está sendo feita a escolha de roteiristas para a criação de um episódio piloto.

Comenta-se que Jennie Garth foi a primeira atriz contratada para esta nova fase do sucesso, mas ainda não se sabe se ela aparecerá como Kelly Taylor nesta nova fase.

Mas enquanto a nova série não chega, já dá para relembrar ou conhecer o seriado clássico em DVD, a primeira temporada saiu no ano passado e a segunda estará sendo lançada em breve.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Coldplay "Viva la Vida" Loca?



Por essa, nem Ricky Martin esperava... O novo disco do Coldplay, com lançamento previsto para meados do mês de junho, chama-se "Viva La Vida". O quarto trabalho da banda foi produzido por Brian Eno e tem 10 faixas.

O título, que faz imaginar alguma influência de sonoridade latina nesta nova fase da banda, mas antes que os fãs se empolguem e comecem a treinar o rebolado para acompanhar um possível novo ritmo da banda, o título é apenas uma referência a um trabalho de 1954, da pintora mexicana Frida Kahlo (ver imagem).
Além disso, a outra opção de nome para o álbum era "Death and All His Friends".

O disco anterior do Coldplay, "X&Y" vendeu mais de 10 milhões de cópias e a gravadora EMI espera contar com o sucesso deste novo trabalho para se reerguer em um momento delicado em que passa por uma grande restruturação.

Confira os nomes das faixas de "Viva la Vida":

1.Life in Technicolor
2.Cemeteries of London
3.Lost!
4.42
5.Lovers in Japan/Reign of Love
6.Yes
7.Viva la Vida
8.Violet Hill
9.Strawberry Swing
10.Death and All His Friends

Pennywise - Reason To Believe



Completando seus 20 anos de estrada, os californianos do Pennywise chegam ao seu nono trabalho "Reason to Believe" com um currículo bastante respeitável dentro da cena punk, aliás, não só respeitável, como também muito imitado, mas nunca totalmente igualado, diga-se de passagem.

E neste momento em que a forma de comercializar a música passa por transformações rápidas e irreversíveis, o Pennywise tomou a decisão de apresentar este seu novo disco de uma forma inovadora, disponibilizando-o para download gratuito, por um período de tempo limitado, através do site de relacionamentos MySpace.

Como sempre, a música do Pennywise tem todos os ingredientes que o estilo punk sempre presou musicalmente, agressividade, peso e simplicidade e mais uns tantos outros que sempre estiveram associados a ela como as letras ácidas e críticas ao estado de coisas.
O resultado é um disco que se não é uma obra-prima que mereça um lugar especial dentro da história do punk, é musicalmente relevante e chega a ter até mesmo alguns momentos excepcionais como em "One Reason", "We'll Never Know" e "All We Need".

Para baixar, gravar e depois comprar, quando aparecer nas lojas... se aparecer...


Tinha prometido publicar por aqui a resenha do álbum do Pennywise e está aí... Esse texto está disponível também no site Revista Eletricidade
Em Tempo: O disco não está mais disponível para download no MySpace.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Shine a Light estréia hoje e trilha sonora chega às lojas no dia 08



Com a chegada de "Shine a Light" aos cinemas, um filme imperdível para quem gosta de música e obrigatório para quem gosta de Rolling Stones, também chega às lojas o CD com a trilha sonora.

Gravado ao vivo durante duas apresentações no Beacon Theater em Nova York, o CD é duplo e tem 22 músicas (19 que fazem parte do filme) e mais 3 faixas bônus.

Se, no filme, os músicos sessentões mostram que apesar das rugas, ainda têm muita lenha para queimar, em disco, a escolha do repertório, e suas raridades vindas diretamente da melhor fase da banda, já tornam o CD, um trabalho bastante interessante.

Já para os fãs, ele é uma espécie de sonho transformado em disco. Vou agora dizer uma verdade que talvez todo mundo já saiba, mas que pode ainda surpreender algumas pessoas, diferente de Queen, U2 e algumas outras bandas que nasceram para fazer shows naqueles estádios gigantescos, o habitat natural dos Stones é o bar, ou pequena casa de show, nada de luxo ou pirotécnico, mas um daqueles lugares minúsculos, onde o cheiro forte de alcool já deixa a platéia meio zonza e a fumaça dos cigarros quase impede a visão do palco.

Agora que eu pintei o quadro, talvez dê para entender a empolgação da grande maioria dos fãs dos Stones em ver muito de perto nas telas a banda apresentando um repertório que foge das escolhas óbvias dos "hinos para estádios" e vai direto àquelas faixas que são completamente desconhecidas da multidão, mas que até agora residiam nos "sonhos" dos que imaginavam esse pequeno show ideal realizado no boteco perto de casa.

Um exemplo disso é a presença da balada "Faraway Eyes", com levada country e dueto vocal de Mick e Keith, uma música genial que executada ao vivo, talvez estivesse na set-list desse show de sonho de muitos fãs, mas que nunca, jamais em tempo algum encontraria espaço para preencher um estádio.

Nessa mesma lista teria que entrar também a genial "You Got the Silver", com Keith no vocal, uma daquelas músicas que fazem a agulha do "arrepiódromo" pular indicando níveis assustadores.

Talvez meus comentários estejam deixando quem não é exatamente fã da banda, meio chateado, achando de que se trata de uma obra fechada, destinada a apreciação de "especialistas", mas por favor, não leiam desta forma, alguns grandes sucessos também estão por lá, "Jumping Jack Flash", "Satisfaction", "Brown Sugar", mas eles já podiam ser encontrados com facilidade em discos ao vivo anteriores.

Mas as raridades, você só encontra por aqui... tomara que eles voltem para a estrada e com esse repertório!


TRACK LIST "Shine a Light Soundtrack":

Disco um
1. Jumping Jack Flash
2. Shattered
3. She was hot
4. All down the line
5. Loving Cup
6. As Tears Go By
8. Just my imagination
9. Faraway eyes
10. Champagne & Reefer - com Buddy Guy
11. Tumbling Dice & band introductions
12. You got the silver
13. Connection

Disco 2

14. Sympathy for the devil
15. Live with me
16. Start me up
17. Brown sugar
18. (I can't get no) Satisfaction
19. Paint it black
20. Little T&A
21. I'm Free
22. Shine a light

Mais Stones para pipocar:

Shine a Light - Stones na Telona (link para matéria escrita em Jun/07 sobre o filme)
Trailer de "Shine a Light" no Youtube

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Amit Goswami em São Paulo


O físico indiano Amit Goswami passa mais uma vez por São Paulo para realizar uma série de palestras e um workshop abordando diferentes assuntos de 31/05 a 05/06.
O cientista é PHD em física quântica e ficou conhecido por sua participação no filme "Quem Somos Nós?"
Amit Goswami é autor dos livros "A Física da Alma" e "Universo Autoconsciente" e um dos pioneiros nos estudos que buscam unir ciência e espiritualidade.
Maiores informações pelo site: www.amitnobrasil.com.br

terça-feira, 1 de abril de 2008

Led Zeppelin contrata novo vocalista para poder excursionar


Depois de uma negociação secreta, com cifras milionárias envolvidas, o guitarrista da banda Led Zeppelin, Jimmy Page acaba de anunciar em uma coletiva de imprensa, realizada nesta manhã, em Londres, que a maior banda de rock do mundo irá para a estrada.

Mas a maior surpresa ficou por conta da nova formação; depois de recusar valores que segundo algumas fontes chegaram a casa das 500 milhões de libras (cerca de 1 bilhão de dólares), Robert Plant deixou vago definitivamente o posto de vocalista da banda. Para seu lugar, Jimmy Page, com o aval de John Paul Jones, resolveu convidar David Coverdale, veterano vocalista da banda Whitesnake.

Em tournê com sua banda, Coverdale inicialmente recusou o trabalho, mas acabou cedendo quando foi informado das cifras envolvidas e que poderia manter os dois trabalhos simultaneamente, a idéia é que os primeiros shows já contratados do Led Zeppelin aconteçam nas mesmas cidades por onde o Whitesnake passará.

Neste quesito, os brasileiros terão muito para comemorar, a banda passa por aqui no início de Maio e pelo acordo, o Led Zeppelin virá junto com os snakers.
A idéia é encaixar os shows do Led Zeppelin nos intervalos da tour do Whitesnake. Assim, o Brasil será o primeiro país a ver o Led Zeppelin com sua nova formação: David Coverdale (vocal), Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo) e Jason Bonham (bateria).

Ainda não foram revelados os detalhes, mas os ingressos devem começar a ser vendidos já na próxima semana.